Belo Horizonte concentra o maior número de mortes provocadas pelas chuvas — Foto: Reprodução/TV Globo
Compartilhe!

Desde a última sexta-feira (24), 52 pessoas morreram por causa das chuvas em Minas Gerais. De acordo com último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual terça-feira (28), 28.893 pessoas estão desalojadas e outras 4.397 perderam suas casas no estado.

Até o momento, 65 pessoas ficaram feridas. O número de pessoas mortas aumentou em relação ao boletim divulgado na manhã desta terça-feira, que indicava 50 óbitos. Uma pessoa em Conselheiro Lafaiete segue desaparecida.

Cidades em situação de emergência

O governo do estado já decretou situação de emergência em 101 cidades. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais na segunda-feira (27). A medida, que já foi reconhecida pelo governo federal, vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG.

Ministro promete R$ 90 milhões a Minas

No fim de semana, quando 47 cidades estavam sob o decreto estadual, foi solicitado ao governo federal o reconhecimento do estado de emergência. O Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, esteve em Belo Horizonte no domingo (26) e disse que os atingidos pela chuva devem ter antecipação do Bolsa Família e do saque do FGTS.

Canuto prometeu que o governo federal vai disponibilizar R$ 90 milhões para atender às demandas relacionadas às fortes chuvas em Minas Gerais.

Mortes

Em Belo Horizonte, a Defesa Civil Estadual confirmou 13 mortes. Cinco eram integrantes de uma mesma família, que morreram após desabamento de casa no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, na noite sexta-feira (24). O Instituto Médico Legal (IML) já identificou e liberou todos os corpos da Região Metropolitana de BH.

Deixe seu comentário