Hospital Infantil
Compartilhe!

Uma criança de nove anos de idade natural da cidade de São José de Piranhas deu entrada no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) de Cajazeiras nesta terça-feira (18) com suspeita de meningite bacteriana, o tipo mais grave da doença, e na tarde desta quarta-feira (19) foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Infantil de Patos.

Ao Diário do Sertão a superintendente do HUJB, Mônica Paulino disse que a criança deu entrada no hospital com quadro clínico de febre, dor de cabeça, vômito, sonolência e desorientação, por causa da gravidade dos sintomas foram realizados exames para diagnosticar a doença.

Após a realização dos exames no HUJB, a equipe médica descartou que a criança estivesse com meningite meningocócica (causada pelo agente bacteriano Neisseria meningitidis, um tipo mais grave da doença) e em seguida a criança foi transferida para a UTI de Patos com o diagnóstico de meningite pneumocócica (causada pelo agente bacteriano Streptococcus pneumoniae, responsável por provocar doenças como meningite, pneumonia bacteriana e dor de ouvido).

A criança mora em São José de Piranhas, na região de Cajazeiras e está internada na UTI do Hospital Infantil da cidade de Patos. De acordo com a superintendente do HUJB, o quadro clínico é estável.

O que meningite?

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Primeira morte causada pela meningite

Uma criança de 8 anos de idade faleceu às 14h desta quarta-feira (19), no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, vítima de meningite.

De acordo com informações repassadas ao Diário do Sertão pelo pai, a pequena Ana Caroline Pereira Dias foi internada no HUJB no dia 13 deste mês.

Já a superintendente do hospital, Mônica Paulino, confirmou ao Diário do Sertão que a criança deu entrada com meningite, que seu estado era grave e que ela já apresentava quadro de morte cerebral há alguns dias. Ana Caroline residia com os pais em Cachoeira dos Índios.

Ana Caroline
Ana Caroline Pereira Dias morreu no HUJB em Cajazeiras, vítima de meningite

Diário do Sertão

Deixe seu comentário