Compartilhe!

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou, neste final de semana de carnaval, mesmo sem folia oficial por causa da pandemia, um leve aumento no número de atendimentos em relação aos finais de semana anteriores. Entre os dias 12 e 14, a unidade realizou 215 atendimentos sendo os plantões dos dias 13 e 14 os mais movimentados com, respectivamente, 92 e 91 entradas. No plantão do dia 12, das 18h a meia noite, o Complexo atendeu outros 32 pacientes. Destes, 42 foram ocasionados por acidentes de trânsito, sendo a maior parte deles envolvendo motos, com 36 ocorrências, seguida de quatro de automóvel, um atropelamento e um acidente com veículo de tração animal.

O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que, dos acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 17 pessoas no total. Mas houve registro de acidentados vindo das cidades de Aguiar, Condado, Coremas, Curral Velho, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Matureia, Nova Olinda, São Bento, São José de Espinharas, São José do Bonfim e São Mamede. Dos 42 acidentados, nove pacientes precisaram ficar internados em decorrência da gravidade dos traumas. Os demais tiveram alta após receberem os cuidados devidos. Trinta e três deles eram do sexo masculino e outros nove do sexo feminino.

Entre os dias 12 e 14, a unidade também realizou um total de 29 cirurgias, sendo 19 de emergência e outros dez procedimentos eletivos. A maior parte das cirurgias realizadas foi de Ortopedia, com 13 casos, seguido de Oncologia, com oito procedimentos, mais seis cirurgias gerais e ainda duas vascular.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, dor abdominal, queda da própria altura, dificuldade de respirar, hipertensão, acidentes com animal peçonhento, queda de nível, contusões diversas, dor no peito, dor na perna entre outros motivos.

SECOM-PB

Deixe seu comentário