Compartilhe!

Os serviços de realização de biópsia de mama, que é um exame de diagnóstico que ajuda o médico a confirmar, ou não, a presença de câncer na mama, voltaram a ser realizados, a partir desta quinta-feira (04), pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, para as pacientes atendidas pelo Hospital do Bem.        O médico responsável pelos atendimentos é o mastologista Thiago Pereira Alencar que já atuava na equipe da unidade como clínico e cirurgião e depois de concluir um curso de especialização assume também o serviço de biópsia. No primeiro dia de retomada do serviço já foram atendidas 16 pacientes e realizadas 13 biópsias. Os tipos de biopsias feitos no Hospital do Bem são a Core biopsy (punção por agulha grossa) e a PAAF (punção aspirativa por agulha fina), ambas guiadas por ultrassom.

O médico explica que é muito importante esse serviço, pois em se tratando de câncer, na maioria deles, principalmente, de mama o início da condução do tratamento é sempre por uma biopsia. “Quanto mais cedo essa biopsia é realizada, mais cedo se tem o diagnóstico e conseguimos tratar da paciente com mais eficiência, com maiores taxas de cura, menos tratamento mutiladores, porque se o diagnóstico é feito precocemente, a paciente muitas vezes não precisa fazer mastectomia e às vezes é até dispensado a quimioterapia e radioterapia”, afirma o médico.

Dr. Thiago lembra que com a retomada dos serviços de biopsia, os atendimentos no Hospital do Bem ficam ainda mais integrados. “Neste caso, o setor de biopsia fica integrado ao setor de cirurgia, no caso da mastologia, e a gente já tem integração com outros setores, como a oncologia clínica e outras especialidades, e esse serviço de biopsia só vem a somar e propiciar um melhor acompanhamento dos pacientes com câncer do Hospital do Bem”, afirma o médico, lembrando que para atuar na realização de biopsias, ele fez um curso de especialização em Recife, na escola Cetrus, que incluiu também uma capacitação em imagem de ultrassom, a fim de possibilitá-lo guiar as biopsias realizadas em Patos com o aparelho de imagens.

Para ter acesso ao serviço, a paciente precisa ser regulada via Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade de origem que faz o agendamento do procedimento no Complexo de Patos. Serão ofertados, inicialmente, 30 biópsias/mês e os atendimentos acontecerão duas vezes por mês, a cada 15 dias. “Estamos muito felizes de retomar a realização de biópsias, que estava temporariamente suspensa, e com um profissional que já faz parte de nossa equipe, possibilitando além de ofertar mais esse serviço as nossas pacientes, integrar ainda mais as etapas de tratamento em nossa unidade”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que os serviços tinham sido suspensos em função de não haver profissional especializado disponível para atuar na unidade. “O profissional que atuava antes, era de fora e entregou a escala”, disse Francisco, enaltecendo sua satisfação de Dr. Thiago assumir essa função a partir de agora.

Assessoria

Deixe seu comentário