Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, desenvolveu ao longo desta semana uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O reforço da Secretaria Estadual de Saúde veio através da operação conhecida popularmente como carro do fumacê, que emite uma “nuvem” de fumaça para eliminar os mosquitos adultos do Aedes aegypti presentes nas áreas com maior índice de infestação, reduzindo assim a chance de propagação de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A estratégia do fumacê foi adotada em 14 bairros da cidade, de forma simultânea com as demais ações de controle, realizadas pelos agentes de combate às endemias.

A partir da próxima segunda-feira (04), o carro fumacê retorna para atender outros bairros da cidade e ainda o distrito de Santa Gertrudes, conforme repassou o coordenador da Vigilância Ambiental do município, José Júnior de Medeiros.

De Medeiros ainda enfatizou que a operação é uma ação complementar que visa interromper a cadeia de transmissão do vírus, de modo a eliminar o mosquito adulto. Mas é importante reforçar a necessidade do envolvimento da população no controle e eliminação dos criadouros do mosquito que se multiplica através de depósitos de água parada, segundo ressaltou De Medeiros.

Fala de José Júnior de Medeiros – Coordenador da Vigilância Ambiental (Carro fumacê reforça ações contra a dengue):

Coordecom

Deixe seu comentário