Compartilhe!

Na noite deste sábado 13 de agosto, às 18h, aconteceu a Caminhada da Família seguida da celebração eucarística abrindo oficialmente a Semana Nacional da Família e rendendo graças ao Senhor pelos 20 anos da Implantação do Terço dos Homens na Diocese de Patos. A santa missa foi presidida por Dom Eraldo Bispo Da Silva Bispo e concelebrada pelos Padres Joácio Nóbrega, Sebastiao Gonçalves, Flávio Mamede, José Elielton Lopes de Góis e Antônio Abreu. Estiveram presentes os Diáconos Roberto Rodrigues e Antônio Perônico.

A caminhada teve seu início na Igreja Matriz de Santo Antônio e culminou na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia com a participação dos fiéis, dos Agentes de Pastoral Familiar e dos Homens do Terço.

O Terço dos Homens

Tudo começou em 1942, em Lion, na França, o Pe. José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria-RS, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.

Em 1996, em Maceió um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e no ano seguinte foi implantado o 1º terço dos homens, em Jaboatão dos Guararapes-PE.  Em 1998, por iniciativa do Pe. José Pontes, foi fundado em Olinda, também no estado de Pernambuco.

Em nossa Diocese teve início no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, com 15 homens, dentre estes o diácono permanente João Batista (“in memoriam”), seu Paulo, sapateiro; Marcelo Negreiros, ex Tv Paraíba; seu Vantuir Wanderley, funcionário da coletoria; radialista, Roberto Fortunato entre outros, tendo sido o primeiro terço masculino vinculado ao movimento da Mãe Rainha a ser implantado na Paraíba.

O movimento conta atualmente com grupos em todos os municípios da Diocese de Patos, com cerca de 8 mil homens, que rezam semanalmente o terço em suas Paróquias e comunidades. No Brasil há mais de um milhão de participantes. Tem sido um dos movimentos que mais cresce na igreja. Os homens se reúnem à noite, geralmente depois do trabalho, e contemplam os mistérios da vida de Cristo através da reza do terço, enquanto louvam Nossa Senhora, com cantos bíblicos e meditação da palavra divina. É uma oração mariana, marcadamente cristológica.

Tem sido uma riqueza para a igreja, para as famílias, para a sociedade, o engajamento de tantos homens na caminhada pastoral da vida eclesial. Tantos que viviam indiferentes e afastados da igreja, hoje através da oração do terço, deram um sentido às suas vidas, se converteram, e vivem fazendo missão, levando a boa-nova do evangelho com alegria e convicção! Existem tantos testemunhos belos, edificantes de homens que se renovaram interiormente a partir da reza do terço.

Em sua homilia, o Bispo D. Eraldo falou que seu coração se enche de alegria quando ele ao chegar em uma cidade encontra homens vestidos com a camiseta do Terço dos Homens.

Desde 2015, junto com o Movimento Mãe Rainha, está construindo o Santuário Mariano, que fica ao lado da Energisa. Todo dia 18 de cada mês, acontece a Missa da Renovação da Aliança no Santuário.

Veja imagens aéreas do santuário:

mnegreiros.com com Movimento Mãe Rainha

Deixe seu comentário