Foto: Airton Alves
Compartilhe!

Aconteceu na manhã deste sábado (24), no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, em Patos, o segundo evento da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, com o lançamento de 12 obras de autores da região. O evento teve início na noite desse sábado, dia 23, com a Expo 70 do artista plástico Perigo Neto.

Participaram do encontro literário, o presidente da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, escritor José Mota Victor; a vice-presidente Socorro Sousa; a secretária Sineide Lacerda; e a tesoureira Ednalda Leitão. Prestigiaram a festa literária, bibliófilos, admiradores das artes plásticas e da literatura, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte José Francisco de Sousa (Zeca) e o prefeito Nabor Wanderley.

O lançamento coletivo dos livros contou com  as obras dos escritores Everaldo Dantas da Nóbrega (“Memórias de um Bancário” e “Dos Tempos da Quarentena”); Aroaldo Sorrentino Maia (“O Flutuador” e “A Rosa no Batente”); Renato César Carneiro (“Deus e o Diabo na ‘Morada do Sol’ – as campanhas eleitorais de Padre Levi”); Sanxer Lacerda (“Os Homens querem Guerra” e “Olhos D’Água”); Perigo Neto (“Meus Verbos Nossos”); José Romildo de Sousa (“Nossa Senhora da Guia”); e José Mota Victor (“A influência dos Raios Solares na Menstruação da Borboleta”).

“Aqui nós temos o lançamento de doze livros de nove escritores da Confraria. Todos os escritores que estão hoje, aqui, fazendo o lançamento dos seus livros, eles são bibliófilos. Eles fazem parte da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba, e graças à Deus a cidade de Patos está prestigiando bastante o lançamento, isso é muito importante. Nós queremos transformar esse encontro, aqui, da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba na maior festa literária do Estado da Paraíba”, finalizou José Mota.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte Zeca, falou sobre que a Confraria dos Bibliófilos da Paraíba representa para a arte e a literatura da cidade de Patos.

“Esse reencontro de artistas de Patos, aqui usando o Centro de Cultura para promover arte, para lançar livros, para divulgar toda essa cultura que faz com que, com o momento pós pandemia que, nós nos encontramos, seja uma esperança, a arte tem esse grande papel, de ser uma esperança, de conduzir um novo momento da humanidade, a gente se sente, como secretário de Cultura, Turismo e Esporte aqui no Casa da Cultura, me sinto contemplado por todos eles. E queremos parabenizar a todas as entidades que coabitaram conosco e puderam promover esse encontro”, comentou Zeca.

O prefeito Nabor Wanderley destacou o incentivo da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, aos jovens e crianças a leem.

“Recebemos neste sábado no encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia a Confraria dos Bibliófilos da Paraíba lançando diversos livros, esse incentivo que a prefeitura dá, através da Secretaria de Cultura, o secretário Zeca tem feitio um belíssimo trabalho, e abrindo oportunidades, realmente, da gente poder, não só que o pessoal apresente seu trabalho, mas procurar incentivar a nossa juventude, as nossas crianças a leem”, disse Nabor.

Airton Alves – Patos Verdade

Deixe seu comentário