Compartilhe!

O Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) realizou mais um voo e, desta vez, trouxe para perto da família Francisco César de Morais, caminhoneiro de 52 anos. Nessa terça-feira (21), houve a transferência do paciente que estava internado no Pronto Atendimento da cidade de Salinas, interior de Minas Gerais, há nove dias, para seguir com o tratamento no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Após 10 horas de voo, a ação foi finalizada com sucesso.

O serviço de Resgate Aeromédico é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesds).

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Emanuel Silva, piloto da ação, toda operação de transferência durou cerca de 14 horas. “A aeronave precisou fazer paradas estratégicas para abastecimento. Articulamos com o Samu, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Secretarias de Saúde desses estados para ficarem em alerta caso houvesse alguma intercorrência, no entanto, tudo correu na mais perfeita tranquilidade”, relatou.

O médico do transporte aeromédico, Francisco Júnior, também destacou que esta foi uma missão de alta complexidade, mas que tudo ocorreu bem. “A missão foi concluída com muito sucesso. O paciente teve uma fratura de pelve esquerda, mas esteve a todo momento consciente e orientado e muito emocionado em voltar ao seu estado de origem”, frisou.

O diretor-geral do Trauma-JP, Laécio Bragante, explicou que todos os cuidados emergenciais com o paciente já estão sendo realizados e, em breve, a cirurgia será realizada. “É um prazer para nós, que fazemos parte da família do Hospital de Trauma, participar desta transferência. Um cidadão paraibano voltando para sua casa”, explicou.

Cybelle Moraes, prima do paciente, estava muito feliz e aliviada com o reencontro. “Agradeço muito a todos que puderam ajudar a trazer meu primo de volta para casa. Voltar para perto da família e fazer o tratamento no Hospital de Trauma, que é referência no assunto, está sendo uma oportunidade única”, destacou emocionada.

SECOM-PB

Deixe seu comentário