Andy Rourke (Fotos: reprodução/redes sociais)
Compartilhe!

Andy Rourke, baixista da lendária banda de rock britânica The Smiths, morreu aos 59 anos após uma batalha contra o câncer de pâncreas, anunciou seu ex-companheiro de banda Johnny Marr nesta sexta-feira (19).

“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático”, escreveu o guitarrista nas redes sociais.

“Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música.”

“Pedimos privacidade neste momento triste”, acrescentou.

Rourke se juntou ao The Smiths em 1982 e tocou ao lado da banda até sua separação em 1987, antes do lançamento de seu quarto álbum de estúdio, “Strangeways, Here We Come”.

Durante uma carreira musical de décadas, ele tocou com o vocalista do The Smiths, Morrissey, em seus projetos solo depois que o grupo se separou, além de se apresentar com artistas como Sinéad O’Connor, The Pretenders, Badly Drawn Boy e o guitarrista Aziz Ibrahim.

Em 2005, Rourke formou o supergrupo Freebass, junto com os baixistas Peter Hook, ex-New Order e Joy Division, e Gary “Mani” Mounfield, do Stone Roses e Primal Scream.

O baixista do Suede, Mat Osman, prestou homenagem a Rourke, chamando-o de “uma peça única – um baixista raro cujo som você pode reconhecer imediatamente”.

“Lembro-me tão claramente de tocar aquele Barbarism break repetidamente, tentando aprender o riff e me maravilhando com esse funk de aço conduzindo a faixa”, relembrou.

O produtor dos Smiths, Stephen Street, acrescentou: “Estou tão triste ao ouvir esta notícia! Andy era um músico excelente e um cara adorável.”

CNN

Deixe seu comentário