Durante a Semana foi distribuído material educativo
Compartilhe!
As pacientes receberam material com explicações sobre a doação de leite

O leite materno excedente não faz falta para o bebê que mama, mas, faz uma enorme diferença para àqueles bebês que não podem sugar o seio da mãe    e também para àqueles cujas mães não produzem o suficiente para nutri-los. Foi a partir desta premissa, que a equipe do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, de Patos, realizou três dias de ações com as pacientes e as mães doadoras, conscientizando-as da importância deste gesto. As ações envolveram além da equipe do Banco de Leite e profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho,  alunos e orientadores dos cursos  de Nutrição, Enfermagem e Psicologia da Faculdades Integradas de Patos (FIP).

 “Foram três dias de intensa realização de ações, e embora curto, o período foi bem diversificado e bem aproveitado e serviu não apenas para sensibilizar as mães sobre a importância deste ato que salva-vidas, como também envolveu os estudantes de vários cursos, o que serviu para difundir, ainda mais, essa ação de conscientização”, avalia a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, lembrando que a ação teve uma boa repercussão na Imprensa local, o que ajudou a difundir a conscientização da doação para mais gente.

Durante a Semana, destaca Joana, foram realizadas palestras de sensibilização sobre a importância da amamentação e da doação do leite excedente, com as pacientes da Maternidade Dr. Peregrino Filho, gestantes e as visitantes da unidade. Foi feito ainda um encontro das mães que doam com as que recebem, o que consistiu num momento muito emocionante, onde as mães agradeceram o gesto de carinho e dedicação das doadoras em ajudar seus bebês. A programação foi encerrada com um café da manhã de confraternização, nesta sexta-feira (19), com distribuição de lembranças e a participação dos Doutores da Alegria.

Durante a Seaman também foi mostrado o correto posicionamento do bebê durante a amamentação

Na ocasião, os responsáveis pelo projeto Doutores do Sorriso, Brenda Raquel, aluna do curso de Enfermagem, José Caroca e  Manaíra de Vasconcelos, estudantes do curso de Psicologia e Tainã Martins, aluna do curso de Nutrição, deixaram mensagens de carinho e conduziram dinâmicas com as mães durante o café da manhã, em agradecimento ao gesto de solidariedade, amor e carinho que praticam.  

As ações foram idealizadas e desenvolvidas pela equipe do Banco de Leite, sob a coordenação de Joana Sabino, com apoio do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (NECE), através de sua coordenadora, Sara Cabral e contou com a participação das enfermeiras do Porcionamento, Tereza Maria Lucena e Amanda Bento, da nutricionista do Porcionamento, Silvânia Rodrigues e da coordenadora geral de Enfermagem da Maternidade, Milena Nunes.

 Para ser doadora, basta à mulher estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do seu bebê. Para doar, é só procurar uma das unidades distribuídas na Paraíba. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão no site do Governo do Estado, no link  http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf.

Assessoria

Deixe seu comentário