A professora Verônica Marques realizou um projeto em sala de aula no Colégio Evolução, em 2016, onde apresentava aos alunos o trabalho do pintor patoense, radicado em Fortaleza, Perigo Neto, conhecido por pintar temas sertanejos. Ela levou fotografias das telas do artista para a sala de aula e os alunos foram incentivados a copiá-las e comentá-las, e isso gerou um grande interesse nas crianças, impressionando a própria professora, e isso fez com que ela repetisse o mesmo projeto em 2017, dessa vez com os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, em Patos.
O projeto, denominado “Pintando o Sertão com Perigo Neto”, chegou ao conhecimento do próprio Perigo Neto, que, em reconhecimento, pintou um quadro para dar de presente à professora.
Durante os festejos juninos Perigo Neto veio visitar à família em Patos e fez a entrega da tela para a professora: “Fui na casa da irmã dele pegar a tela e fiquei muito agradecida e feliz por agora ter uma tela de Perigo Neto em minha residência, e ainda mais pintada exclusivamente para mim”, disse a professora, feliz da vida.
O cangaço sempre foi um dos temas preferidos na obra de Perigo Neto e o quadro que ele pintou para a professora tem o nome de “Cangaceiro Veromar”. O “Veromar” são as iniciais do nome da professora: Verônica Marques. “A tela é em reconhecimento e agradecimento a essa brilhante professora, incentivadora das artes em Patos”, disse o artista.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com