Envelhecer é um fato da vida. Mudanças ocorrem com o passar dos anos e o ser humano não tem como evitar. Mas, há quem naturalmente, viva mais e tenha muita história pra contar. É o caso da senhora Maria José da Conceição, que reside na rua do Arame, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Conceição. Segundo ela própria diz e os documentos comprovam, já completou 107 anos de vida.
Dona Maria José é viúva do saudoso Irineu Rodrigues, que faleceu no ano de 1.979. Com ele, esta centenária teve 9 filhos, dos quais 6 ainda estão vivos. E são, justamente, duas filhas, Antônia Rodrigues da Silva e Maria das Graças Monteiro, que moram vizinhas à residência de Dona Maria José , que cuidam dela. Uma neta dorme com a avó todos os dias.
A idade avançada não é obstáculo para essa centenária, que narra com precisão lembranças das passagens de “Lampião, o Rei do cangaço” pela moradia dos seus pais. No entanto, com a memória já debilitada Dona Maria José, embora recorde de histórias de Lampião, o chama de ‘polícia’, quando narra momentos de aflição passados na época em que o cangaço imperava nas terras nordestinas.
Vale do Piancó Notícias