![](https://www.folhapatoense.com/wp-content/uploads/2017/08/1-6-300x169.jpg)
Neste dia dos pais registramos um pouco da vida do aposentado João Gualberto da Silva, que nasceu no distante ano de 1914, na cidade de Caicó-RN. Vive em Patos desde a infância. Tem 102 anos de idade. Fará 103 anos em dezembro.
Foi casado com Maria da Guia dos Santos, falecida há sete anos. Tiveram dez filhos: Genival, Geraldo, Jacira, Jean e Jerusa (esses de saudosa memória); e Geni, Geralda, Gilda, Geovani e Jeová. São muitos os netos e bisnetos. Já tem até tataranetos.
Há 12 anos ele vive sob os cuidados da sua filha Dona Geny, no Bairro do Salgadinho. Dona Geny é muito conhecida em Patos. Foi casada com o empresário Dorgival Eleotério, conhecido como “Foguete” (in memoriam), com quem teve quatro filhos. A família é proprietária do Supermercado Foguete, em Patos.
Seu João Gualberto, embora já tenha essa idade, ainda toma vez por outra uma latinha de cerveja e ainda brinca, dizendo que o segredo da sua longevidade foi porque, quando jovem, ele bebeu, fumou, jogou e ‘raparigou’ muito.
Com 102 anos de idade a saúde já não é a mesma, já não escuta bem, mas mantém a lucidez e come de tudo.
Quando jovem seu João Gualberto trabalhou como agricultor e comerciante. Vendia batatas nas feiras de Patos e era conhecido por todos como “Seu Joca”.
O idoso vive uma vida tranquila na companhia da filha. Dona Geny tem 74 anos e chama atenção o amor e a dedicação que ela tem para com o pai. “Ele é uma grande alegria na minha vida. Amo muito o meu pai”, disse ela.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com