Se a cidade de Patos hoje conta com inúmeras rampas de acesso para cadeirante isso tem um nome: Taciano Wanderley.
Taciano Wanderley, que é cadeirante, abraçou essa causa há muitos anos e já construiu mais de 700 rampas de acesso em órgãos públicos e comércios de Patos e região.
Proprietário de uma oficina de adaptações de motos, ele já adaptou mais de 60 motos para o uso de pessoas com alguma deficiência física.
Além do trabalho de construir rampas e adaptar motocicletas e outros veículos para o uso de pessoas com necessidades especiais, Taciano também é responsável pelo “Camarote 0800” nos grandes eventos de Patos, principalmente nos festejo juninos. O camarote é um espaço para idosos e pessoas com problema de mobilidade.
E não para por aí. Recentemente ele começou a atuar na construção de cadeira de rodas para animais. O caso mais conhecido é o do cachorro vira-lata “Rolão”, que ficou paraplégico depois de ser atacado covardemente por um delinquente. “Rolão” sofreu uma paulada na cabeça e perdeu os movimentos das patas traseiras e Taciano fez uma cadeira de rodas para o animal. Ele a está aperfeiçoando para o melhor funcionamento.
Recentemente o esforço dele foi reconhecido pela Câmara Municipal de Patos, que lhe deu Moção de Aplausos por todo o trabalho que vem desenvolvendo em Patos. O voto de aplausos foi uma iniciativa do vereador Kleber Ramon, do PTN.
E agora Taciano Wanderley será reconhecido na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela sua importante atuação na área da acessibilidade.
No dia 20 de setembro ele estará na capital do país sendo reconhecido pelo Prêmio Brasil Mais Inclusão, junto com mais quatro pessoas e cinco instituições que têm se destacado pelo trabalho na área da inclusão. Entre os homenageados está Jakcson Ragnar Follmann, ex-goleiro da Chapecoense, que sofreu uma fratura na coluna cervical e teve parte da perna amputada num acidente aéreo que vitimou 71 pessoas próximas a Medellin, na Colômbia. Follmann hoje é comentarista esportivo da Fox Sports Brasil.
O Prêmio Brasil Mais Inclusão premia cinco instituições e cinco pessoas que realizam trabalhos voltados à inclusão e acessibilidade e a indicação do patoense partiu do deputado federal campinense Rômulo Gouveia, do PSD, que disse que “Taciano já merecia receber esse prêmio e esse reconhecimento por todo o trabalho que vem realizando ao longo desses anos”.
Taciano Wanderley disse que está muito feliz com a premiação que vai receber, mas disse que o mérito não é só dele. “Para mim é uma grande vitória, é um prêmio de quem me ajuda também e confia no meu trabalho, meus colaboradores, meus amigos, minha família, enfim. Isso é um incentivo para que eu continue lutando cada vez mais para ajudar as pessoas”, disse.
O evento vai acontecer no dia 20 de setembro e no dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vai acontecer uma grande discussão sobre o tema na Câmara dos Deputados e Taciano Wanderley estará presente também, levando ao público informações sobre o seu trabalho e colaborando com o debate.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com