A paraibana Maria Bethânia Formiga nasceu na cidade de Pombal, mas vive em João Pessoa, onde trabalha como corretora de imóveis, e está fazendo um tour pela Europa.
Na quinta-feira, dia 17, aconteceu um atentado na Praça Catalunha, na cidade de Barcelona, quando 13 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas após um motorista avançar numa van contra multidão. A paraibana estava nas proximidades de onde aconteceu o ato terrorista.
Ela havia acabado de sair da Praça Catalunha quando o atentado aconteceu.
Veja abaixo a versão da corretora e o momento de tensão vivenciado por ela e pelos demais turistas que faziam o mesmo roteiro:
“Nós estávamos na Praça Catalunha, onde tudo tudo aconteceu. Estávamos fazendo o city tour, descemos na praça, tiramos umas fotografias e ficamos algum tempo na praça. Depois subimos, pegamos o city tour e fomos para a próxima parada, que era bem perto dali, e quando a gente desceu e já estava fazendo fotos começamos a ver muito tumulto nas ruas: polícia, ambulância, sirenes, enfim.
Ficamos sem entender o que estava acontecendo. Subimos no veículo do city tour novamente, mas um pouco mais à frente ficamos engarrafados no trânsito. O jeito foi o motorista mandar a gente descer e pedir pra irmos a pé até um lugar onde o trânsito estivesse melhor e a gente pudesse pegar um táxi. Fomos orientados que não pegássemos nem metrô nem ônibus porque já havia a informação de que se tratava de um atentado e a ideia era se prevenir evitando transportes coletivos.
Do momento que saímos da Praça Catalunha até o atentado não se passaram nem 15 minutos. Quando chegamos ao hotel ficamos acompanhando a reportagem pela televisão. O país inteiro ficou apreensivo com tudo aquilo. Graças a Deus estamos bem, mas lamentamos demais tantas vidas ceifadas e tantas pessoas feridas”.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com