Na manhã de ontem (quarta, 30) em Brasília a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados esteve reunida debatendo a PEC 22, que trata do reajuste dos ACS e ACE, e o PLC 56. A tarde a mesma comissão esteve em audiência no Ministério da Saúde, com a mesma pauta.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) Ilda Angélica reafirmou a necessidade e importância da discussão com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. O relatório, que foi aprovado no dia 16, e que trata do reajuste do Piso Nacional Salarial dos ACS e ACE de todo o Brasil, foi apresentado na ocasião. “Somos o elo entre a população e o SUS, nosso objetivo é assistir adequadamente o povo que necessita efetivamente do SUS”, ressaltou Ilda Angélica .
![](https://www.folhapatoense.com/wp-content/uploads/2016/11/2a59859b10d7eeb1342c2b7356a850de-300x204.jpg)
A pressão sobre os deputados e as reuniões para a aprovação da PEC irão continuar. “Estamos na luta pela aprovação do PLC 56, que está no Senado, bem como da PEC 22, a PEC da Dignidade, que trata do reajuste do piso. Esta movimentação da CONACS vai acontecer todas as semanas em Brasília, porque a nossa intenção é reafirmar essa luta, uma luta importante para os agentes comunitários de saúde e de endemias”, disse Bosco Valadares, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias de Patos e Região (Sindacse).
Bosco informou que na próxima semana representantes da Paraíba estarão presentes no fortalecimento da luta. “O SINDACSE nunca fugiu da batalha, sempre esteve presente nos embates e assim vamos continuar para o melhoramento salarial dos ACS e ACE, como também de melhores condições de trabalho” disse Bosco Valadares.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com