Compartilhe!

O patoense Emanoel Messias Pereira Fernando, estudante do 9° período  de Ciências Biológicas na UFCG, campus de Patos, e estagiário do Herbário CSTR (Centro de Saúde e Tecnologia Rural), foi selecionado em julho entre mais de 400 alunos de todo o Brasil para participar da sétima edição do Botânica no Inverno, uma iniciativa dos pós-graduandos em Botânica do Instituto de Biociência, departamento de botânica da Universidade de São Paulo (USP).

No dia 18 de agosto ele esteve presente no 68° Congresso Nacional de Botânica, no Rio de Janeiro, onde fez uma exposição de seus trabalhos e pesquisas, e recebeu o Prêmio Verde, da Sociedade Botânica do Brasil.

Tal distinção é conferida ao melhor trabalho científico apresentado por estudantes de graduação. Esse é o maior prêmio da botânica em âmbito nacional e ele foi o primeiro paraibano a ganhar o prêmio desde sua criação em 1995. “Eu apresentei meu trabalho intitulado “Levantamento Florístico de uma Área de Caatinga na Mesorregião do Sertão Paraibano”, ao qual foram três anos de coletas na cidade de Passagem. Com a orientação da professora Maria de Fátima Araújo Lucena, esse será meu trabalho de conclusão de curso”, disse Emanoel Messias.

Na volta, o jovem, que sempre estudou em escola pública, foi recebido com festa no Herbário CSTR por alguns professores. Ele recebeu uma homenagem dos coordenadores de curso Merilane Calixto, Luciano de Brito Jínior, Marcelo Kokubum, Maria das Graças Marinho e Jair Moisés.

Na próxima segunda, 04, o jovem talento patoense estará apresentando na Universidade Federal de Campina Grande, Campus  Patos, o mesmo trabalho que apresentou no congresso realizado no Rio de Janeiro. O evento vai se dar em homenagem ao Dia do Biólogo que é comemorado no dia 03 de setembro.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário