Compartilhe!

Até meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis. Os primeiros elementos civilizadores a penetrarem a região foram os membros da família Oliveira Ledo, que fundaram algumas fazendas de gado, tendo encontrado forte resistência por parte dos gentios. Pouco a pouco foram os nativos obrigados a abandonar a região, à medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos.

Depois das fazendas de gado fundadas por Oliveira Ledo, outras foram sendo formadas por colonizadores portugueses, que ali se estabeleceram com seus escravos. O lugar primeiramente devassado chamava-se Itatiunga – nome dado pelos índios que significa “pedra branca”. Mais tarde, passou a se chamar de Patos, em referência à lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes, situada às margens do rio Espinharas.

Em 1752, o Capitão Paulo Mendes de Figueiredo e sua mulher Maria Teixeira de Melo, que residiam nos sítios Patos e Pedra Branca, doaram parte de suas terras a Nossa Senhora da Guia.

Em 28 de novembro de 1768 foi ratificada essa doação pelos seus herdeiros, tendo início a construção da capela em 1772, época em que se incorporava a freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal, instalada no dia 04 de maio do mesmo ano, cuja criação ocorreu através de Carta Régia, datada de 26 de julho de 1766.

O fato mais inusitado com relação à igrejinha é que a imagem da Santa, proveniente de Portugal, chegou antes do término da obra, motivo pelo qual foi improvisado um altar embaixo de um pé de pereiro, objetivando iniciar a veneração. Quando se fez necessária a retirada da planta a localidade se dividiu em duas facções e por pouco não aconteceu uma guerra civil. Parte da população, solidária com evolução dos tempos, torcia pela derrubada da árvore, enquanto a outra, mais conservadora, queria preservar a memória religiosa e não aceitava tal atitude. Com a conclusão da capela a convergência do povoamento era inevitável, afluindo para o seu aconchego, pessoas dos diversos níveis sociais: camponeses, vaqueiros, pedreiros e homens de destaque que formavam os mentores da administração local. As habitações começavam a surgir nos arredores e Patos, aos poucos, vislumbrava um horizonte futuro, sob o manto sagrado de sua eterna protetora. O aumento considerável no número de fiéis motivou o surgimento de um movimento em defesa de sua elevação à paróquia com a criação da freguesia de Nossa Senhora da Guia, o que veio a acontecer no dia 06 de outubro de 1788, através da Provisão Régia de número 40, com o seu desmembramento da Gloriosa Senhora Santana do Seridó (Caicó) e incorporação à Diocese  de Olinda coordenada pelo Bispo Dom Frei Tomaz da Encarnação Costa e Lima, tendo como primeiro vigário o Padre José Inácio da Cunha Souto Maior. Neste mesmo ano, foi criado o Distrito de Patos, subordinado ao município de Pombal, época em que as administrações civil e religiosa possuíam algumas semelhanças. A autonomia no campo eclesiástico também representava uma relativa independência.

Em 24 de fevereiro de 1855, Patos já tinha agregadas à sua igreja principal as capelas de Santa Luzia, Santa Maria Madalena, Nossa Senhora da Conceição do Estreito e de Passagem.

O primeiro sacerdote filho de Patos foi o Padre Joaquim Alves Machado, também chamado pelos seus seguidores de Padim Pade, que em 30 de setembro de 1871, momento em que o titular Manuel Cordeiro da Cruz deixou, temporariamente, o exercício de suas funções para tomar assento na Assembléia Legislativa Provincial, no dia 07 de novembro. No período de 1878 a 1918, desempenhou a missão de Vigário Titular de Nossa Senhora da Guia. Sua grande preocupação no âmbito religioso girava em torno da ampliação do espaço físico para abrigar os fiéis. A antiga matriz foi reformada, época em que ganhou um patamar em alvenaria e madeira, bem decorado, na parte externa, local que passou a ser utilizado para as celebrações, sendo que as mulheres assistiam as missas no interior da igreja e os homens se aglomeravam no lado de fora, área onde existe atualmente a Praça Edivaldo Motta. A medida não foi suficiente para solucionar o problema, o que acarretou uma consulta popular sobre a aceitabilidade da construção de uma Igreja mais espaçosa, cuja Pedra Fundamental foi assentada em 23 de outubro de 1893, na qual foram gastos 30 contos de réis.

Em 1898, precisamente no dia 15 de dezembro, o vigário Joaquim Alves Machado e o procurador Capitão Manoel Gomes dos Santos, mandaram lançar no livro de tombo cópia da escritura de doação e ratificação do patrimônio de Nossa Senhora da Guia, da Vila dos Patos.

Em 1910, a nova Matriz de Nossa Senhora da Guia, inaugurada há 04 anos e situada na Rua Alegre (mais tarde Rua Grande e Solon de Lucena) recebe a doação de um terreno existente em sua parte frontal, fruto da iniciativa dos seus proprietários, Trajano José da Costa e esposa Maria Augusta de Carvalho, pais do saudoso vereador Noé Trajano, cuja escritura foi assinada em 30 de setembro e mais tarde seria de fundamental importância para a ampliação do novo templo.

O funcionamento da nova paróquia deu grande impulso na expressão religiosa de Patos. O primeiro Bispo da Diocese de Cajazeiras, criada em 1914, Dom Moisés Coelho, em sua primeira visita pastoral à Capital Sertaneja, parte integrante de sua jurisdição, no período de 03 a 09 de outubro de 1917, evidenciou sua satisfação pelo que presenciou na convergência de inúmeras pessoas de todas as classes sociais as atividades desenvolvidas na igreja central. O segundo templo não chegou a ser forrado, não possuiu bancada e o piso era de cimento. Não tinha nenhum traço arquitetônico, contando apenas com três torres pequenas. Os habitantes que queriam ter melhores acomodações mandavam confeccionar uma cadeira onde suas iniciais eram gravadas. Com o enorme crescimento de Patos, o problema do passado voltava a ser repetido e mais uma vez a igreja se tornava pequena para abrigar os fiéis.

Voltando à religiosidade da época, se a antiga capela funcionou por mais de 100 anos a mais nova não chegaria aos 40. Foi o Padre Fernando Gomes dos Santos, Vigário de Nossa Senhora da Guia a partir de 1937, o idealizador da terceira igreja, cuja idéia provocou resistência, levando-se em consideração que a estrutura de então deveria ser demolida. O primeiro passo foi o convencimento da população, através de carta aberta, artigos publicados em jornais, reuniões e debates com os segmentos da sociedade. Posteriormente, o referido sacerdote constituiu grupos de divulgação e arrecadação de donativos. O Lançamento da Pedra Fundamental, que teve a aprovação do Bispo de Cajazeiras Dom João da Mata de Andrade e Amaral, ocorreu em 02 de junho de 1940, com a construção sendo iniciada no mês seguinte.

Em 30 de outubro do mesmo ano, registrou-se um lamentável acidente nas obras da construção da Igreja Matriz, por volta das 09h00, oportunidade em que ruiu uma tesoura de sustentação do teto, provocando a morte do mestre de obras Pedro Bernardo de Lucena, mais conhecido por Pedro Benedito, além de ferimentos em outros operários.

O trabalho foi desenvolvido em ritmo tão acelerado que em 14 de setembro de 1942 já era colocada a custódia da torre, oferta do senhor Custódio José Pessoa, que também doou a importância de seis contos de réis destinados a outras melhorias. Vale salientar que antes conclusão do templo, momento em que faltou o ferro para terminar a obra, Padre Fernando foi até a fazenda do seu pai e retirou o arame grosso que a cercava para resolver parte do problema. Em 30 de novembro do mesmo ano, a nova matriz recebeu o relógio de mostrador redondo fabricado nas oficinas Salesianas de Juazeiro e doado pelos nove sócios do Garimpo de São Vicente, no município de Piancó.

Aos 04 de dezembro de 1949, aconteceu a primeira celebração de ordenação sacerdotal na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, época em que o seu vigário era Padre Zacarias Rolim de Moura. Os diáconos Luis Laíres da Nóbrega, Luís Gualberto de Andrade e Milton Arruda de Alencar, eram oficializados sacerdotes, pelo então Bispo de Cajazeiras Dom Luís Amaral Mousinho.

Entre os grandes eventos realizados na Catedral de Nossa Senhora da Guia podemos destacar a primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no dia 22 de novembro do ano de 1953. A preparação foi confiada ao padre Francisco Sitônio, que assumiu a condição de Vigário da Catedral, em virtude de seu titular, Zacarias Rolim, ter sido sagrado Bispo. Naquela ocasião o Padre Joaquim de Assis Ferreira já dava provas do grande talento cultural que passaria a referenciá-lo, momento em que fazia a oratória de saudação.

Mantendo a mesma estrutura construída por Padre Fernando, que mais tarde se sagraria Bispo e faria história pelo Brasil afora, a Catedral de Nossa Senhora da Guia continua imponente, com uma arquitetura que se enquadra modernidade e constitui o grande patrimônio religioso da Capital do Sertão da Paraíba.

 

Fonte: diocesedepatospb.org.br/catedral

Deixe seu comentário