Compartilhe!

Apresentação

“Desvio de Conduta” é um projeto de longa metragem de ficção paraibano independente premiado pela Lei Estadual FIC – Edital Linduarte Noronha/2014 e conta com incentivo por meio do programa federal “Brasil de Todas as Telas”, do Fundo Setorial do Audiovisual/FSA. As gravações estão previstas para novembro e dezembro de 2017, mas a etapa de pré-produção está em andamento nas cidades de João Pessoa e Patos.

O filme se passa em Patos, uma cidade contemporânea onde a tradição se reinventa na medida em que a agricultura sofrida pela seca dá lugar ao comércio, às inovações tecnológicas, sonoridades e estabelece assim novas relações sociais. É neste contexto que nossas personagens vivem: ele, um ex-roqueiro, presidiário na casa dos trinta, e ela, sua prima de 17 anos, que idolatra o passado desse parente cuja condição atual o transforma em um desconhecido. O encontro dos dois durante o dia das mães nos conduz a um desfecho inusitado como o próprio título sugere.

As produtoras

Canário Filmes – É uma produtora de vídeo de João Pessoa que atende ao mercado publicitário desde 2001. Uma das poucas produtoras do Nordeste que tem na cartela, clientes como redes de TV, grupos alimentícios, instituições governamentais e de educação.

Carambola – A Carambola Produções Artísticas é uma empresa de produção artística e cultural que desenvolve projetos de audiovisual, publicidade, música e teatro. Embora seja uma empresa nova, suas responsáveis Drica Soares e Ana Dinniz têm mais de 15 anos de carreira e assinam os créditos de pelo menos 50 filmes no tocante à produção executiva, direção de arte e figurino.

O diretor

Arthur Lins é um jovem cineasta independente que já tem no seu currículo 2 documentários e 4 curtas metragens como diretor e alguns prêmios em diversos festivais nacionais. Atua também como assistente de direção e montador, participando de outras obras paraibanas exibidas e premiadas em importantes festivais, a exemplo dos longas metragens ‘Batguano’, de Tavinho Teixeira e ‘Baptista virou Máquina’, de Carlos Dowling. É Professor efetivo de Montagem no Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba. Antes disso, trabalhou por três anos como produtor cultural da TV-UFPB, tendo dirigido programas e documentários televisivos.

A Arte

Patoense de nascimento e botafoguense de coração, Shiko é um dos mais celebrados artistas de publicações independentes da cena de literatura em quadrinhos e grafitti nacional. Seu traço ilustra um recorte urbano e suburbano criando um universo permeado de jazz e mulheres sensuais, a exemplo das ilustrações que fez para a marca de cerveja Devassa. Sua produção ampla vai de fanzines à publicidade e chegou ao grande público pela versão ilustrada de um dos clássicos literatura nacional “O Quinze”, de Rachel de Queiroz. Foi convidado pelos Estúdios Mauricio de Sousa para criar uma versão do personagem pré-histórico Piteco e “Piteco/Ingá” é uma linda narrativa que tem a Pedra do Ingá como cenário. No cinema atua como Diretor/Autor e Diretor de Arte pelos quais acumula prêmios de Melhor Filme pela animação “Lelê” e Melhor Direção, junto com Bruno Sales, por “O Cão Sedento”, em destaque.

“DESVIO DE CONDUTA”

Longa metragem de Arthur Lins

Sinopse

Pedro, 35 anos, presidiário de regime semiaberto, consegue o direito ao indulto para rever sua família em Patos, cidade natal da qual ele foi embora há 10 anos. Nesta viagem, revive sentimentos antigos, enquanto planeja silenciosamente uma fuga definitiva do cárcere. Pedro fica sabendo da admiração que sua prima Pâmela, 17 anos, e seus amigos adolescentes têm por uma antiga banda de hardcore que foi um grande sucesso na cena musical da cidade uma década atrás – “Pedro Perigo e Os Comedores de Lixo”.

Desvio de Conduta
[Ficção/90 min./Colorido]
Roteiro e Direção – Arthur Lins
Produção – Canário Filmes & Carambola Produções Artísticas
Fotografia – Lucas Barbi
Direção de Arte – Shiko
Som – Guga Rocha

 

Assessoria

 

Deixe seu comentário