Em um quartinho localizado na travessa Cândido das Laranjeiras, no local conhecido como Rua da Palmeira, no Bairro Jardim Queiroz, em Patos, o popular Sadraque da Silva Araújo, conhecido como Dequinha, de 24 anos, foi encontrado morto por volta das cinco horas da madrugada desta terça-feira e o corpo ficou durante toda a a manhã no local onde foi encontrado, sem que ninguém providenciasse a retirada.
Durante toda a manhã os moradores da localidade tentavam uma forma de retirar o corpo e um atestado de óbito, e ligaram para várias instituições, mas, segundo eles, cada um afirmava que não era de sua responsabilidade.
Segundo o líder comunitário Karol Januário o jovem não tem família e vivia perambulando pelas ruas de Patos e morreu provavelmente de causas naturais.
Só depois das 11 horas é que apareceu alguém trazendo a carteira de identidade do jovem e os moradores da localidade começaram a providenciar os encaminhamentos. “As ajudas só apareceram depois de muito tempo. A Secretaria de Ação Social ajudou, comprou o caixão e continua ajudando. Foi muito sufoco pra nós que queríamos ajudar, pois o corpo passou a manhã toda esperando e para onde a gente ligava colocavam dificuldades”, disse Karol Januário.
Karol Januário disse que, como o jovem não tem família (pelo menos família morando perto dele), e vivia abandonando nas ruas, e não se encontrar nenhum documento com ele, tudo se complicou. “Até o atestado de óbito está sendo difícil e precisa que duas pessoas se dirijam ao cartório para tirar um documento para que possa reconhecer a situação de indigente dele, então vamos continuar resolvendo isso durante a tarde”, disse.
Neste momento, 12h35min, o corpo ainda está a espera da chegada do caixão e já apresenta rigidez cadavérica. “Está sendo resolvido, o caixão já vão trazer, mas até esse momento o corpo está no mesmo local onde foi encontrado”, finalizou o líder comunitário Karol.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com