Quatro vacas morreram ao serem atingidas por um raio na tarde desta quinta-feira (25), no município de Cedro, Região Centro-Sul do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva foi de apenas 9,7 milímetros e durou cerca de uma hora.
Apesar de rápida, a chuva foi acompanhada de ventania e raios. As vacas tentaram se proteger da chuva e se abrigaram embaixo de uma árvore, quando foram atingidas pelo raio. De acordo com a dono do rebanho, os animais estavam saudáveis e só após a chuva – já na manhã desta sexta-feira (26) – constatou a morte das vacas.
Ainda conforme a Funceme, a previsão é de mais chuva em Cedro no fim de semana, com a possibilidade ocorrência de raios.
Como se proteger
Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Veja mais:
Raio atinge árvore e mata duas vacas que se abrigavam da chuva na zona rural de Cajazeirinhas