No bairro do Jatobá não há quem não conheça o popular Abraão, filho do sanfoneiro Jader Bento de Oliveira.
Seu nome é Abraão Pedroza de Oliveira. Tem 45 anos. Sua mãe é falecida há 23 anos. Ele é aposentado em função de uma deficiência mental congênita.
Mora na Rua Manoel Reinaldo, no Jatobá, com a irmão Maria das Dores, o marido dela, um filho, e uma tia. “Ele não me dá trabalho nenhum”, diz a irmã.
Abraão é conhecido por gostar de ficar em frente ao Café Centenário em Patos, onde todos o tratam bem. No sábado à noite costuma ir para o Hospital Regional de Patos, onde fica olhando o movimento de chegada e saída de ambulâncias. Passa a noite no hospital e e só vai para casa no domingo de manhã, depois de assistir a missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que fica em frente ao hospital, no Belo Horizonte.
Ele é fã do senador Cássio Cunha Lima e admira o prefeito Dinaldinho também. Só escuta Mastruz com Leite e Pinto do Acordeon. Não escuta outro cantor.
Gosta de ir ao Estádio José Cavalcanti assistir aos jogos do Nacional e é amigo do poeta Jomaci Dantas, o Lola. Sempre é visto nos festivais de viola realizados por ele.
“É uma das figuras mais populares do bairro do Jatobá, querido por todos. “Ele só faz dormir e andar, não incomoda ninguém”, diz a irmã.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com