As comportas do Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) foram abertas no dia 19 de abril de 2017, quando algumas chuvas proporcionaram que ele saísse do volume mais crítico. Naquele momento o açude estava com 8,9% de sua capacidade e a comporta foi aberta numa vazão de 500 litros por segundo. Posteriormente voltou a chover e o Açude de Coremas ganhou mais um pouco de recarga e a vazão das comportas aumentou para 1.260 litros por segundo. Tudo isso em 2017.
Em 2018, com as boas chuvas caídas na região a Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) diminuíram, em meado de fevereiro, a vazão para 800 litros por segundo e, posteriormente, no dia 26 de fevereiro, com os rios da região correndo um bom volume d’água, a vazão diminuiu mais ainda: para 400 litros por segundo.
Em março deste ano as chuvas deram uma parada e os órgãos de gestão das águas aumentaram novamente o volume da comportas, que voltou a ter uma vazão de 800 litros por segundo. Desde a quinta-feira, 15/03, que ela estava funcionando já nessa nova vazão.
As chuvas voltaram à região no fim de março e começo de abril, está correndo água nos rios e na tarde desta segunda, 02/04, as comportas voltaram a ter uma vazão menor, de 500 litros por segundo. A informação é de José Albertino, secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da Prefeitura de Coremas.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com
Fotos: José Albertino