Na Rua Luiz José, no bairro Belo Horizonte, em Patos, está acontecendo um verdadeiro surto de dengue e chikungunya. “Essa rua fica perto da Unidade Básica de Saúde Verônica Vieira e a agente de saúde é conhecedora da situação, mas só ontem (quarta,16), após fazer uma confusão, ela se dignou a ir visitar os doentes”, criticou a professora Gizélia Soares, que também está acometida de chikungunya.
A infestação já dura 36 dias e a professora Gizélia pede providências para que o problema seja resolvido: “Existem 16 pessoas nessa situação e a cada dia um amanhece caído com 40 graus de febre e sem articulações em mãos, braços e pés. Gostaria de saber quando a Secretaria Municipal de Saúde estará respondendo pela cidade de Patos, pois já fui 4 vezes à sua procura e a resposta é sempre a mesma: “viajando”’, disse ela.
Ela também cita o chefe da Vigilância Sanitária e também o agente de endemias da comunidade para que eles tomem alguma atitude diante do surto. “Gostaria também de conhecer Larrimer, que foi nomeado chefe da Vigilância Sanitária, mas nunca pode atender. E principalmente o agente de endemias da localidade”, completa.
Na residência de Gizélia 9 pessoas estão doentes, entre eles dois sobrinhos, um de 2 anos e o outro de 5. “São nove pessoas que estão assim na minha residência. Nas casas vizinhas são três em cada”, disse a professora.
Gizelia também fala sobre o descaso da Unidade Básica de Saúde Verônica Vieira, pois, segundo ela, a unidade permanece lotada com várias pessoas sentadas no chão aguardando atendimento: “Quase em frente á minha casa o quadro todo dia é assim: a frente lotada de pessoas sentadas na calçada. Graças a Deus o guarda chega pontualmente e é atencioso. Mas fica constrangido quando perguntamos pela recepcionista, pois ela certamente tem horário próprio”, denuncia a professora.
Por volta das 7 horas desta sexta-feira, 18/05, a professora esteve na UBS e disse que a encontrou fechada. “Fechada hoje, 07:00 horas. O foco da dengue é nessa rua. Secretária de Saúde preocupadíssima com a comunidade. Descanso coletivo, e dizem na imprensa que trabalham. Hipócritas’, postou ela nas redes sociais.
Veja abaixo imagens postadas por Gizélia Soares nas redes sociais;
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com