“Muitos carros estão sucateados, alguns sem sinaleira e até com problema no freio. Ontem [quarta-feira] verificamos que apenas oito carros estavam em condições de rodar com segurança, quando o ideal seria que houvesse 36”, reclamou o presidente do Sintect-PB, Husman Tavares.
Ao Portal Correio, ele disse ainda que o serviço prestado pelos Correios e Telégrafos já é prejudicado devido ao déficit no número de funcionários. Para o sindicato, a falta de investimento é proposital e visa acumular justificativas para uma futura privatização da empresa.
“É inadmissível que um carro fique parado por conta de uma correia, peça que custa em torno de R$ 50. Dinheiro existe, mas não há o investimento. É absurdo porque coloca em risco a vida de pessoas. A gota d’água para essa paralisação foi o caso recente de um carro que saiu para entrega e apagou na BR-230. Quando o carro desliga, o volante trava. Isso poderia ter causado um acidente. Só não aconteceu nada grave porque o motorista estava em velocidade reduzida”, completou Husman Tavares.
O presidente do Sintect-PB lamentou que tantas encomendas tenham deixado de ser entregues. “Não temos o valor exato, mas são muitas. Recebemos milhares diariamente, então certamente milhares estão com entrega atrasada”, avaliou. Segundo ele, aconteceu nessa quarta-feira uma reunião com a Superintendência dos Correios e Telégrafos na Paraíba. “Foi prometido que recursos junto ao governo federal seriam buscados para resolver essa situação. Estamos no aguardo”, concluiu Husman Tavares.
Outro lado
Em nota, os Correios e Telégrafos amenizaram a situação. A empresa garante que a entrega de encomendas acontece normalmente e que atrasos são apenas pontuais. Apesar disso, foi informado que veículos serão locados para reforçar a frota.
“A entrega de encomendas está ocorrendo normalmente na grande João Pessoa. Atrasos pontuais nas entregas podem ocorrer porque o fornecedor contratado para realizar a manutenção dos veículos interrompeu a prestação do serviço. Para solucionar o caso, os Correios estão providenciando a locação de mais de 20 veículos, além da contratação de novo fornecedor para manutenção automotiva”, diz a íntegra do comunicado.