Compartilhe!

O Hospital do Bem – Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro. A nova unidade de saúde funcionará como um anexo do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro e vai oferecer atendimento a pacientes com câncer do Sertão da Paraíba, diminuindo a demanda em hospitais como o Napoleão Laureano, em João Pessoa.

A data da inauguração do Hospital do Bem foi anunciada na tarde desta terça-feira (28) pelo governador Ricardo Coutinho. Este será o primeiro Centro Especializado de Câncer do interior do Nordeste e atenderá mais de 900 mil pessoas de 80 municípios. Nele serão tratados os tipos de câncer mais incidentes da população: mama, colo do útero, próstata, cabeça e pescoço. A expectativa de atendimento é de 8 mil procedimentos por ano, incluindo atendimento laboratorial, quimioterapia e cirurgias.

A Unidade de Oncologia de Patos (Unacon) deverá iniciar suas atividades ainda em setembro de 2018 após uma longa espera pela garantia de recursos do Ministério da Saúde e adequações na sua estrutura para atender melhor toda demanda do Sertão.

No início do ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde recebeu, por intermédio de duas emendas parlamentares, destinadas pelo deputado federal Hugo Mota, um total de R$ 8.383.739,00 para custeio da Unacon, possibilitando a ativação do serviço, que será referência no tratamento de câncer no Sertão paraibano.

“Esse recurso é de extrema importância porque possibilita o funcionamento inicial da Unacon, até que o Ministério da Saúde habilite e passe a colaborar no financiamento dos serviços”, comentou a secretária estadual de Saúde, Claudia Veras.

A unidade foi concluída desde o ano passado e a obra foi realizada com recursos estaduais e federais, na ordem de R$ 4.651.326,27.

A Unacon de Patos vai funcionar anexa ao Hospital Regional de Patos para tratar os tipos de câncer mais incidentes da população: mama, colo de útero, próstata, cabeça e pescoço.

A unidade conta com áreas para diagnóstico por imagens, quimioterapia, cirurgia oncológica, leitos de retaguarda e é referência para a 3ª e 4ª Regiões de Saúde, beneficiando diretamente 933.726 habitantes.

A expectativa de atendimento é de 8 mil procedimentos/ano (atendimento laboratorial, quimioterapia e cirurgias).

A unidade vai contribuir com a implantação da Rede de Atenção em Oncologia do Estado, permitindo que a população de 89 municípios do Alto Sertão passe a realizar em Patos diagnóstico, tratamento e reabilitação, não precisando se dirigir a Campina Grande ou João Pessoa, onde se encontram atualmente os dois únicos centros de oncologia, com hospitais filantrópicos conveniados com o SUS.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

 

Deixe seu comentário