Na tarde de ontem (quinta, 25) o jovem Adriano Teixeira Lima, de 25 anos, que ficou conhecido em Patos como João de Deus, estava em tratamento no Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) em companhia de sua irmã Luciana da Conceição e da sua acompanhante Luciana Pereira Dias, quando se descontrolou, quis agredir a vendedora Luciana e fugiu tomando rumo com destino ao Restaurante Panela Velha, onde ele costumava ficar antes de ser internado compulsoriamente no Hospital Regional de Patos para se tratar de um sério problema de saúde. João de Deus padece de transtornos mentais e vivia perambulando pelas ruas de Patos.
Ele teve alta do Hospital de Patos na última terça-feira, 23, e está internado provisoriamente no Lar dos Velhinhos do Monte Castelo. Está sendo acompanhado por sua irmã Luciana da Conceição, que veio de Alagoas visitá-lo e aguarda que os trâmites judiciais sejam resolvidos para que ele seja transferido para a cidade de Penedo-AL, sua terra natal. Haverá uma audiência no Ministério Público para debater a situação dele.
Enquanto está internado no Lar dos Idosos ele vem recebendo tratamento no CAPS e no Centro POP, e ontem aproveitou para fugir pela segunda vez. A primeira vez que ele fugiu foi quando esteve internado no Hospital de Patos.
Na fuga de ontem o Samu e a Polícia Militar foram acionados e João de Deus teve de ser sedado, pois mostrava resistência para voltar. Ele foi internado na UPA do Campo da Liga por três horas e posteriormente foi levado novamente para o Lar dos Idosos, no Monte Castelo.
Luciana Pereira tem chamado atenção por sua dedicação a João de Deus. Ela era uma das suas acompanhantes voluntários no Hospital de Patos, ela levou o caso a Justiça para tentar conseguir um benefício social pra ele, ela fortaleceu a campanha na Internet e na imprensa local no sentido de se procurar familiares de João de Deus, e agora posta uma mensagens diferentes das que elas postava antes, dizendo que o jovem tentou agredi-la.
Veja abaixo o depoimento dela:
“Das 14:30 hs parei agora. Fui buscar o João de Deus no Centro Pop para levá-lo para o CAPS. Na hora dele entrar no carro, ele pela primeira vez quis me agredir. Não teve quem o contesse. Saiu andando pelas ruas com sua irmã Luciana até o restaurante Panela Velha, onde Iranildo conseguiu convencê- lo parar para comer. Enquanto isso tivemos que acionar Polícia Militar e Samu para sedá-lo. Foi levado para UPA. Graças à Deus o Senhor me enviou um anjo, a Eliane que me ajudou a levá- lo depois da alta para o lar. Amanhã será um novo dia.”
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com