Um pouco da história
Silvino Corcino de Medeiros nasceu em 03 de novembro de 1926, no Sítio Várzea Redonda, no Município de Santa Teresinha-PB. Filho de José Corcino de Medeiros e Senhorinha Maria da Conceição, irmão de João Corcino, Manoel Corcino, Maria Corcino, Jacinta Corcino e Júlia Corcino.
A história de Silvino Corcino de Medeiros começa e se desenvolve marcada pela predestinação de um homem à frente de seu tempo em concretizar os seus pensamentos humanísticos e políticos inimagináveis por seus pares, notadamente pelas dificuldades que esse grande homem encontraria nos percalços e provações que a vida lhe poria como teste.
Aos 23 anos de idade e sabendo que ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher, conheceu e logo se casou com a jovem Iraci Simão de Lucena, sua companheira de ontem, hoje e sempre. Firmaram residência no Sítio Quixaba, e da união nasceram nove filhos, cinco homens (Francisco Corcino de Lucena; Fernando de Lucena Medeiros; Francinaldo de Lucena Medeiros; Francileudo Lucena de Medeiros e José Flávio Lucena de Medeiros) e quatro mulheres (Maria de Lourdes de Medeiros Gomes; Maria Lenita Medeiros de Andrade; Luciana de Lucena Medeiros e Silvana Lucena Medeiros Camboim), hoje homens e mulheres honrados, dignos e orgulhosos por terem seguido a risca os ensinamentos de humildade, amizade e gratidão repassados pelo Sr. Silvino e pela Sra. Iraci.
Até meados de 1965 conciliou a agricultura com o comércio de algodão, oportunidade na qual conseguiu uma melhora financeira e comprou seu primeiro caminhão, um Chevrolet 1958. Todavia, logo os cereais e algodões seriam deixados de lado para dar lugar aos cafezinhos com os amigos e as discussões sobre as necessidades do povo e a falta de oportunidades para a população rural do Município de Santa Teresinha-PB.
A vontade de mudar o que ele via era escondida pela elite da época que se valia dos privilégios em decorrência da pobreza do povo e lhe incentivou a se candidatar a Vereador nas eleições de 1966, o qual foi eleito para mandato até 1970 e apenas por curiosidade, aponta-se que nesse período a função exercida pelo Vereador não era remunerada.
A atuação como vereador foi prontamente reconhecida pela população de Santa Teresinha-PB. Engajado na atividade política, lançou-se candidato a Prefeito de Santa Teresinha-PB nas eleições de 1972, decisão que para muitos era uma piada ou uma utopia, ao considerarem que o candidato seria um homem do campo e sem recursos financeiros, mas assim pensavam os homens de pouca coragem ou apenas amedrontados pela velha política elitista.
A chapa formada em conjunto com o saudoso Abel Loló sagrou-se vencedora com uma diferença de 34 votos, vencendo a oligarquia política da época e dando origem a um movimento de esperança e mudanças na vida de um povo.
Algumas ações de Silvino como prefeito (1973-1977).
Na educação, o então prefeito Silvino Corcino conseguiu o financiamento para a construção de cinco grupos escolares, beneficiando as comunidades de Lameirão, Quixaba, Passagem de Madre, Santo Estevão e Capesa. Ainda, ampliou o grupo escolar da Sede, adicionando duas salas de aula e fazendo ali funcionar o ginásio esportivo. Também, manteve convênios com os Projetos Logos-Dois e Mobral, implantando 13 postos de alfabetização com 53 Professores na ativa. Foi pioneiro na distribuição de bolsas escolares para alunos de baixa renda.
Na saúde, destinou um veículo para o transporte daqueles que necessitassem de um tratamento emergencial nas cidades mais estruturadas, ao adquirir um Jeep modelo 1974; mantinha um médico e uma dentista à disposição da população; assim como, efetivou a política de distribuição de medicamentos aos mais necessitados.
Na comunicação, interligou a sede da Prefeitura à zona rural com a instalação de linhas telefônicas nas localidades de Cachoeirinha, Escondido, Pitombeira, Passagem de Madre, Capesa, Ribeirão, Queimadas e Conceição. Ainda, efetuou conexão com a cidade de Patos-PB com a construção de boa parte de posteação em cimento. Por fim, instalou a famosa televisão no centro da cidade, fato que despertou a curiosidade do povo para finalmente ver aqueles que somente ouviam através das ondas do rádio, foi uma festa.
Nas estradas, o então prefeito foi responsável por construir um trecho de 6 quilômetros, ligando a BR-361 às comunidades Capesa, Cipó e Santo Estevão, assim como implantou diversos mata-burros em madeira e trilhos em diversas localidades rurais. Para tais serviços adquiriu um trator Massey-Fergusson, comprado à Mesbla S.A.
No abastecimento fez um convênio com a SUPLAN para abastecer com água a população por meio de chafarizes e lavanderia.
Apesar de muitos serviços prestados ao município como prefeito e comerciante, foi o seu exemplo como homem; um ser humano exemplar, gente boa, honesto, de palavra, trabalhador e respeitador, que ainda cativa muita gente em Santa Terezinha. Essa admiração é quase que unânime, pois é complicado encontrar alguém no município que não goste de Seu Silvino. Ele conquistou algo inimaginável, que foi a simpatia e o respeito até mesmo dos seus “rivais na política”.
Portanto, Silvino Corcino é uma reserva moral de Santa Terezinha, quer seja na política ou também na sociedade santerezinhense. É exemplo e referência para toda sua família.
Nesse sábado, 3 de novembro, Seu Silvino Corcino completou 92 de vida, e foi bem felicitado por parentes e amigos.
Quem fez questão de expressar seus parabéns foi o vereador e presidente da Câmara de Santa Terezinha, Francisco Bezerra.
“Quero parabenizar o ex-prefeito Silvino Corcino, por mais um ano de vida. Que seu caminho permaneça sempre iluminado e, assim, possa também continuar a iluminar a quem tem a oportunidade de trilhar ao seu lado e conviver com seus ensinamentos de vida. É uma honra para mim poder conhecer e conviver com esse homem de bem do nosso município, que seja longa e feliz sua jornada entre nós. Muita saúde, paz e felicidades ao amigo, Silvino”, afirmou Francisco Bezerra.