Compartilhe!

O prefeito Bonifácio Rocha recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira, 13 de novembro de 2018, representantes dos clubes de Rotary da cidade, que defendem a preservação da Lagoa dos Patos, ponto que deu nome a capital do sertão da Paraíba, inserido na área de um loteamento e ameaçado de ser soterrado, inclusive com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A ideia, lançada pelo jornalista-historiador Damião Lucena e abraçada pelas três unidades do servir, consiste na transformação do espaço em um ponto turístico e cultural, preservando a essência de nossa história. Segundo o idealizador, a primeira medida é preservar, garantindo para o futuro o restabelecimento da Lagoa, com a urbanização das áreas adjacentes, instalação de estandes permanentes de gastronomia, souvenir, produtos regionais, pequeno museu, dentre outros.

O chefe do Executivo, que já havia recebido um documento expositivo no mês de agosto, mostrou-se receptivo à ideia e de imediato convocou o engenheiro Adraildo Leandro, integrante da Secretaria de Infraestrutura, incumbindo-lhe da elaboração do documento de notificação dos proprietários do empreendimento, no sentido de evitar qualquer alteração no local. Trata-se da parte que compete à prefeitura, já que em todos os loteamentos é obrigatória a reserva do referida área pública, o que junta o útil ao agradável. Outrossim, o futuro monumento trará maior valorização a toda adjacência, por se transformar em ponto natural de convergência da população e visitantes.

O Conselho dos Clubes de Rotary se colocou inclusive a disposição para participar diretamente do projeto, através do Instituto Municipal da Solidariedade, o que seria, segundo a sugestão, a terceira opção, incluindo a busca por parcerias, administração e manutenção do futuro monumento. A primeira opção é que a própria prefeitura edifique o projeto e fique responsável pela sua condução e a segunda uma parceria público-privada. O importante é que a Lagoa dos Patos seja preservada.

Assessoria 

Deixe seu comentário