Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no Auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma reunião com os agentes de endemias dos 24 municípios da Região Metropolitana de Patos e o Hemonúcleo de Patos, que foi convidado pela Vigilância Sanitária para se fazer presente.
A assistente social Vânia Santos (foto) participou do evento para explanar sobre o funcionamento do Hemonúcleo e para sensibilizar os agentes sobre a importância da doação de sangue. “Nesse momento que estamos vivenciando, de período natalino, eles pensaram no ato concreto, que é de amor ao próximo, a doação de sangue como serviço de cidadania. Estive presente para falar um pouco sobre o nosso funcionamento, mas também para sensibilizar os agentes a serem multiplicadores e colaboradores nos seus municípios. O intuito é que consigamos cada vez mais manter essa corrente firme e segura a partir de 2019”, disse Vânia.
Ela espera que a nova classe política possa ser mais sensível com o país, inclusive no que tange a área da saúde, e destacou que 2018 foi um ano positivo para o funcionamento da unidade. “Foi um ano muito bom e esperamos que 2019 seja bastante exitoso para cada um de nós, não apenas para o hemonúcleo, mas para cada pessoa. Estamos passando por mudanças significativas no cenário nacional esperamos que esses gestores novos, os nossos representantes, possam ser sensíveis e manter nosso país no bom funcionamento. Um bom atendimento, principalmente na saúde pública e na segurança”.
Vânia também disse que nesse período de fim de ano, com festividades e férias, há uma baixa no estoque de sangue nos meses de dezembro e janeiro e apela para que novas pessoas se tornem doadoras de sangue e também para as que já são que continuem com o ato de doar. “Sabemos que janeiro e dezembro são meses de férias, período festivo, muitos viajam, e com isso há uma baixa nos nossos estoques. Então aquelas pessoas que ainda não são nossos doadores, nos procurem; e aqueles que já são, mantenham suas ações a partir de janeiro. Queremos manter nossa meta de quase 500 doações por mês”, finalizou.
O Hemonúcleo de Patos está localizado na Rua Cinco de Agosto, s/n, por trás do Hospital Regional de Patos, no bairro Belo Horizonte, atendendo das 7 horas até o meio-dia. O telefone é (83) 3423-2180.
Pedro Jorge – pjpedrojorge2016@gmail.com
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com