Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, no Auditório da Associação Comercial de Patos uma grande assembleia com servidores lotados nas secretarias de Agricultura, Serviços Públicos, Infraestrutura e Administração, onde foram discutidas as demandas de todas as categorias, nas questões salariais, condições de trabalho, assédio moral, dentre outros.
Os servidores fizeram uso da palavra destacando os problemas existentes e em seguida os secretários de Administração, Dr. Marcos Túlio, de Serviços Públicos, Marcelo Moreira, da Infraestrutura, Augusto e da Agricultura, Rabay, fizeram seus esclarecimentos e se posicionaram em relação às reivindicações apresentadas.
Foram colocadas as questões que envolvem ausência de EPI (Equipamento de Proteção Individual), falta de banheiros nos cemitérios, de armários nas secretarias para guardar os seus pertences pessoais, como também vestimentas, o transporte sucateado que serve de locomoção para os servidores, o café da manhã na secretaria de serviços públicos, que não atende a um cardápio de qualidade, ausência do café nas demais secretarias, máquinas quebradas, sucateadas, locais inadequados para o trabalho, concessão e pagamento de férias e um terço, falta de fardamento, colocação de faltas indevidas, falta de profissional para fazer o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), congelamento de salários e gratificações das categorias há quatro anos, reclamações sobre a junta médica do município, em virtude de ter um servidor com tuberculose e a junta ignorar um atestado de seis meses para tratamento e conceder apenas um de 30 dias, dentre outros pontos discutido e ao mesmo tempo buscado solução junto ao gestor municipal.
Todos os secretários presentes se comprometeram a analisar as reclamações e procurar solucionar dentro das reais possibilidades, especialmente o EPI onde será feita a licitação, o café da manhã que será convidada uma nutricionista para preparar um cardápio de acordo com a necessidade dos servidores, buscando a parceria com o Banco de Alimentos, além das férias e a licença premio, onde será definido um cronograma de atendimento a partir de 2019.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a reunião foi importante e destaca a participação de 4 secretários numa discussão que buscou o melhor para os servidores, para o serviço público e também para a população.
O sindicalista José Gonçalves destacou como fundamental a participação de todos e espera que em 2019, os problemas apresentados sejam solucionados, especialmente a entrega do EPI- Equipamento de Proteção Individual sob pena dos servidores não poderem ir trabalhar sem o mesmo. “O SINFEMP vai lançar a Campanha no próximo ano: SEM EPI, NÃO TRABALHO! Como forma de mostrar aos gestores municipais que servidor público é gente e não pode trabalhar sem o equipamento de proteção individual”, disse o mesmo.
sinfemp.com.br