Ontem (quarta-feira, 13) profissionais da hemodiálise de Patos, em parceria com as Faculdades Integradas de Patos (FIP), realizaram o trabalho educativo sobre a prevenção de doenças renais na Praça Alcides Vieira Carneiro, próximo à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Belo Horizonte.
O trabalho com verificação da pressão arterial, exame glicemia e alimentação saudável teve o objetivo de informar a importância da prevenção e tratamento precoce de doença renal. Além disso, teve o intuito de promover saúde através de café da manhã saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A ação foi promovida pela equipe formada por Suely Sousa (coordenadora da hemodiálise), Jorlânia Rodrigues (assistente social da hemodiálise), Ana Emília (nutricionista da hemodiálise), Shayanne Diniz (psicóloga da hemodiálise) e Poliana Brito (fisioterapeuta das FIP) em conjunto com suas estagiárias.
Nesta quinta-feira (14) é o Dia Mundial do Rim, um dia em que os profissionais desenvolvem atividades para informar às pessoas sobre os fatores de risco e a prevenção da DRC (Doença Renal Crônica). O tema desse ano é “Saúde dos Rins Para Todos”.
Um em cada dez pessoas no mundo tem doença renal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal é considerada um desafio e estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com a doença renal crônica decorrente de várias causas. A pressão arterial alterada (hipertensão) e a diabetes são maiores causas hemodiálise.
Oito dicas são fundamentais para a prevenção:
1 – Beba água;
2 – Não fume;
3 – Controle seu peso;
4 – Tenha hábitos alimentares saudáveis;
5 – Pratique atividade física regular;
6 – Nunca tome remédios sem orientação médica;
7 – Controle a pressão arterial;
8 – Consulte um médico regularmente e peça a ele para verificar seu exame de creatinina no sangue.
Para saber mais sobre o tema, visite o site da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN): sbn.org.br
Folha Patoense com assessoria