Em reunião solicitada pela UMAC- União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 22 de julho, ficou assegurado a distribuição dos alimentos através das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, com o acompanhamento do CRAS e servidores.
O presidente da UMAC Roberto Lima solicitou audiência logo depois do anúncio por parte da Secretária que a distribuição seria feita apenas pelo CRAS deixando as Associações de fora do processo, mas na reunião tudo foi esclarecido, pois os alimentos não pertencem ao Banco de Alimentos e sim ao Programa PAA que deverá por lei serem selecionados e entregues pelo corpo técnico com a participação das associações que já dispõem de cadastros.
A primeira entrega será nos CRAS, com a participação dos presidentes e a segunda entrega será nas Associações, como pontos de apoio, que será confirmado com a presença de cada presidente da entidade.
Ficou assim construído o calendário de distribuição, sendo dia 25 de julho no CRAS São Sebastião. Dia 26 de julho no CRAS do Monte Castelo. Dia 12 de agosto no CRAS do Belo Horizonte. Dia 13 de agosto no CRAS do Morro. Na Zona Rural foi discutido o problema da falta de transporte, mas a Secretária Edjane Araújo se comprometeu em assegurar o transporte. Em Santa Gertrudes será definido o local de entrega posteriormente.
Para Roberto Lima, ainda existem problemas no tocante as Associações Urbanas que ficam distantes do CRAS, a exemplo do Alto da Tobiba, Mutirão, Itatiunga, Bivar Olinto, Vila Teimosa, Geralda Medeiros, Vila Mariana, Sete Casas, Salgadinho, dentre outras, onde deve se buscar uma maneira de ser mais próximos essa distribuição aos moradores.
A UMAC estará reunindo no próximo domingo, dia 28 a partir das 09:00 horas da manhã no Auditório do Círculo Operário de Patos, onde esse ponto de pauta entrará em discussão.
UMAC-Patos