O dia do biólogo é comemorado em 3 de setembro. Essa data foi escolhida porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo.
Um profissional que tem ampla área de estudo como por exemplo manejo e resgate de fauna e flora, ensino de ciências e biologia, biologia marinha, herpetofauna, avifauna, botânica dentre outras áreas. No campus do Centro de saúde e tecnologia rural da universidade federal de Campina Grande hoje acontecem diversas atividades na praça do campus para mostrar suas coleções biológicas que estão nos laboratórios da instituição, além de momentos entre professores e alunos comentando um pouco sobre os trabalhos do biólogo.
As fotos que ilustram este texto são do biólogo e pesquisador patoense Emanoel Messias, formado pela UFCG campus Patos, e que atua pela Táxon e Arcadis Brasil, empresas privadas que trabalham com questões ambientais em empreendimentos como construções de linhas de transmissão, e que está trabalhando no resgate de flora para uma linha de transmissão de energia que ligará Assu-RN a Milagres-CE. “É de grande importância estudarmos e preservamos nossa biodiversidade e dessa forma tentarmos passar de forma clara para a população o que um biólogo faz e a importância de se fazer um trabalho tanto de conscientização quanto de preservação da nossa biodiversidade“, disse Emanoel.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com