A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde e setor de imunização continua vacinando contra o sarampo nas unidades básicas de saúde, conforme garantiu o responsável pela imunização, Lindenberg Lucena.
A prioridade continua sendo as crianças de 6 a 11 meses que devem tomar a dose zero (extra).
Aquelas pessoas fora dessa faixa etária também podem procurar as unidades básicas de saúde para ter acesso à dose. Porém, precisam apresentar o cartão de vacina, tendo em vista que desta forma os profissionais terão como analisar quantas doses cada pessoa deverá tomar.
Ainda segundo explicou o coordenador de imunização, Lindenberg Soares, o Estado da Paraíba não possui surto da doença. Em se tratando da cidade de Patos, ele atestou que até o momento nenhum caso de sarampo foi notificado de forma oficial.
Desde o início do mês de agosto até esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um total de 1.500 doses da vacina tríplice viral. A vacina protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Portanto, a distribuição das vacinas transcorreu normalmente e priorizando sempre as normas do Ministério da Saúde. Vale pontuar, que algumas unidades básicas podem ficar sem a vacina um pouco antes. Neste caso, a pessoa deve se dirigir a outra mais próxima para ser imunizada.
Para quem não sabe se já está imunizado, a orientação é se vacinar.
Coordecom