Compartilhe!

Uma noite animada com muita poesia, canções, entre outras apresentações culturais, para falar sobre um assunto importante que é a prevenção ao suicídio, tema da Campanha Setembro Amarelo. O 2º Sarau Poético “Juntos pela Valorização da Vida”, ocorreu na noite desta quarta-feira (25), na Praça Silvino Cabral, em Santa Luzia, e reuniu estudantes dos ensinos médio e fundamental das escolas municipais e do Estado, pessoas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) I – Fernando Antônio de Araújo, e membros da sociedade civil.

O evento teve início com a apresentação dos serviços desenvolvidos pelo Caps I, pelo coordenador Luciano Júnior. Em seguida, a psicóloga Waléria Frazão fez uma explanação geral sobre as atividades da Campanha “Setembro Amarelo” e as formas de combate ao suicídio.

Os assistentes sociais Natálio Júnior e Ana Célia apresentaram o projeto “Poesia e Saúde Mental”, desenvolvido pelo Caps I, que consiste em oficinas semanais para elaboração de poemas junto das pessoas assistidas pelo Centro. De acordo com o coordenador Luciano Júnior, o trabalho já foi reconhecido nacionalmente com a conquista do 2º Lugar no Congresso “Paraíba Aqui tem SUS”, realizado no mês de maio, em João Pessoa, que o credenciou para apresentações em Brasília, no mês de julho, no Centro Ulisses Guimarães, e para a FioCruz, em agosto, na Capital paraibana.

“O projeto ‘Poesia e Saúde Mental’ já faz parte do trabalho no dia a dia no Caps I, pois, trata-se de uma oficina semanal de poemas junto aos usuários, que participam ativamente, com vários poemas escritos. Inclusive, estamos reunindo esses escritos para um livro que temos o projeto de elaborar”, comentou Luciano Júnior.

Ao todo, cerca de 20 participantes se apresentaram no palco armado na Praça Silvino Cabral. Foram declamações poéticas, musicais com canções próprias ou não, exibições de peças teatrais, monólogos, roda de capoeira, entre outras. Participaram jovens e adultos assistidos pelo Caps I; integrantes e representantes das escolas municipais Ana Brito de Figueiredo, Professor Trindade Verna; das Escolas Estaduais Padre Jerônimo Lauwen e Arlindo Bento, Colégio Ceduc, Projeto “Santa Luzia Solidária”; do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros.

A organização foi do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) I – Fernando Antônio de Araújo. Estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Luzia, Valdomiro Pereira, que representou o prefeito Zezé; as secretárias municipais de Saúde, Ceciliana Medeiros e de Educação, Fátima Sales; entre outros representantes de órgãos da gestão municipal e membros da sociedade civil organizada.

Sertão em Destaque

Deixe seu comentário