A Astronomia é destaque no Sertão da Paraíba neste final de semana, pois começa nesta sexta-feira, 27, e vai até domingo, 29, em Matureia, na Região Metropolitana de Patos, o 7° Encontro Paraibano de Astrofotografia (VII EPA!). O encontro é realizado anualmente pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA) e pelo Casarão do Jabre, que há seis anos recebe os participantes do encontro. Ao todo, serão cerca de 70 pessoas entre astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas, o que faz do EPA! o maior encontro do país voltado para a prática da astrofotografia.
Astrofotografia
Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.
Evento vem crescendo ano a ano
Mas maior que a premiação é o alcance que estas fotos tem, levando consigo não apenas uma bela imagem, mas muita informação e muito conhecimento, despertando muitas vezes o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Ciência.
O Encontro Paraibano de Astrofotografia oferece aos participantes, e ao público do município, uma coleção de belas imagens e uma visão diferenciada do universo.