O município de Monte Horebe, na Região Metropolitana de Cajazeiras, tem participado das seguintes modalidades: Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP) que são destinados a aluno do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e ensino médio, sendo premiada com 02 Medalhas de bronze e 06 certificados de menção honrosa; OBMEP – NÍVEL A – Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, destinado a aluno do 4° ao 5° ano do ensino fundamental, sendo a premiação realizada pela secretaria municipal de educação, na qual premiou todas as escolas do campo e da cidade, premiando 7 alunos em 2018 e 07 alunos em 2019; OCZM – Olimpíada Cajazeirense de Matemática, com participação de alunos de escolas públicas e privadas, sendo que os alunos de Monte Horebe participaram das três últimas competições conquistando 05 medalhas.
Monte Horebe desenvolve um trabalho na perspectiva de uma cidade educadora. No campo da matemática os professores da área buscam criar rede de relacionamento entre os alunos e essa ciência buscando fomentar o conhecimento da mesma de uma maneira que traga benefícios a sociedade.
A cidade sediou em 2019 um polo do POTI – Polo Olímpico de Treinamento Intensivo em Matemática (único polo da paraíba em 2019). O programa é destinado para cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática e para melhoria do ensino de matemática em geral, programa que teve uma parceria do IMPA- Instituto de Matemática Pura e Aplicada junto a secretaria de educação do município no qual fui coordenador e professor junto com outros profissionais do município.
Participa do programa em torno de 150 crianças, de Monte Horebe e municípios adjacentes e que objetiva fomentar o conhecimento matemático enfatizando a matemática olímpica. Também desenvolve um outro projeto que leva o conhecimento matemática através do reforço escolar do município que atende a todos os alunos com dificuldade na disciplina, e se expande atendendo os demais alunos através de treinamentos para avaliações externas, como é o caso das olimpíadas.
Monte Horebe desenvolve um trabalho no campo da matemática que visa quebrar paradigmas de que a matemática é uma ciência abstrata. Buscamos mostrar aos alunos que existe na matemática uma essência que vai além dos cálculos, de uma maneira que busca descobrir e valorizar as potencialidades de cada aluno.
“Então, estamos à disposição para receber todo e qualquer aluno que se disponha a participar de nossos projetos, seja de Monte Horebe, ou de outras cidades. Podem nos procurar, fazemos parte, atualmente da coordenação desses projetos e estamos à disposição para recebe-los de braços abertos”, afirmou a secretária de educação, Márcia Maria Nogueira.