A direção do Fórum Miguel Sátiro, da Comarca de Patos, realiza semana especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A partir desta segunda-feira (2), a programação segue até sexta-feira (6) com palestras, rodas de conversas e exposições de trabalhos sobre a temática. O evento acontece no átrio do Fórum para servidores, magistrados e o público em geral.
“Vimos que um dia seria pouco para se comemorar tão importante data”, ressaltou a diretora do Fórum, juíza Joscileide Ferreira de Lira, ao definir a programação. No primeiro ato das comemorações, a magistrada e servidoras plantaram mudas de Flor do Deserto, fazendo referência à característica comum que a planta tem com as mulheres. “Ela se mantém resistente mesmo em situações desfavoráveis ao seu desenvolvimento, é como cada mulher que armazena energias para luta do cotidiano”.
A produção do evento teve a participação da Gerência do Fórum, servidores dos cartórios, equipe multidisciplinar, magistrados e apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Para a servidora Jaria Alana, momentos como esse reforçam a importância da mulher e de seu papel de luta nos espaços que ela ocupa.
Antes da palestra, houve apresentação da música ‘Quem me tocou’, interpretada por Milena e Dênis. “Uma exposição belíssima que se conectou muito bem com a palestra proferida pela colega Isabella”, comentou a diretora do Fórum.
A palestra foi explanada pela juíza Isabella Joseane Assunção, titular da 1ª Vara de Patos, e tratou sobre ‘A luta das mulheres’. “A palestra tocou a alma de cada uma das mulheres presentes”, declarou Joscileide Ferreira. Em seguida, houve exposição da Tupperware e degustação de produtos Isis.
Nesta terça-feira (3), haverá a roda de conversa ‘Como eu vejo as mulheres’, voltada para o público masculino e com a mediação do psicólogo Luciano Júnior. Durante o evento, ocorrerá exposições de trabalhos. Em seguida, acontecerá a palestra ‘Mulher na Polícia Militar: 29 anos de desafios e conquistas’, com a subtenente Valkiria Oliveira Félix.
Já na quarta-feira (4), a médica Marcília Lopes abordará o tema ‘Ser muitas para ser completa: Os desafios de ser mulher do século XXI’. Às 9h, haverá um sessão de tratamento de beleza da Embelleze.
Com a fisioterapeuta Fran Lima, da Salute Center, haverá a palestra sobre a ‘Aplicação de Ozonioterapia’, seguida da roda de conversa ‘Auto cuidado’, com a psicóloga Maria Gorete de Rezende.
O encerramento será na sexta-feira (6) com uma Santa Missa com o padre Joácio Nóbrega, às 7h30.
Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB