Foi realizado o Arrastão da Dengue na comunidade do Jardim Lacerda, em Patos, onde estava presente a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Aderban Martins, comandada pela enfermeira Isabel Isaura de Araújo Neta. Também estavam presentes os agentes comunitários de saúde Heliodorio Nóbrega e Aparecida Queiroga e o agente comunitário de combate às endemias Medeiros.
Nas ações conjuntas realizadas na localidade foram encontrados e eliminados diversos focos, além de tratamento aos recipientes com água e ações de natureza educativas, como orientações e distribuição de folders.
O índice de infestação predial, ou seja, a incidência de mosquitos dentro das residências no território que compõe as UBS’s Aderban Martins, José Maurício Cajuaz e Verônica Vieira, ou seja, na área que compreende os bairros Belo Horizonte, Jardim Lacerda e Jardim Queiroz, se encontra em 9.1. É considerado alto risco de epidemia, porque o Ministério da Saúde considera índices aceitáveis entre 0 e 1%. “Em parceria com os agentes de combate de saúde e de combate às endemias fazemos as visitas domiciliares e hoje fizemos o trabalho de eliminação onze focos, além da parte educativa com distribuição de panfletos e orientações. As ações foi proveitosas e teve aceitação da população”, disse um dos responsáveis pela trabalho.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com