Pernambuco registrou, nesta terça-feira (31), dez novos casos do novo coronavírus, totalizando 87 ocorrências. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não houve alteração no número de mortes, que se mantém em seis. Um dos novos casos é de um morador de Fernando de Noronha, seis são do Recife, dois de São Lourenço da Mata, no Grande Recife e outro, de Ipubi, no Sertão.
Do total de novos casos, sete são homens, com idades entre 30 e 69 anos, e três são mulheres, na faixa etária entre 30 e 70 anos. Houve, ainda, um novo caso de cura clínica, que é de uma mulher de 97 anos de idade, moradora do Recife. Ela foi o primeiro caso de transmissão local da doença, depois de ter contato com um casal que viajou para a Itália. O casal teve os primeiros testes positivos no estado.
O caso de Fernando de Noronha foi o segundo registrado na ilha, de uma pessoa que teve contato com o primeiro caso, confirmado na sexta (27).
Nesta terça-feira, o estado contabiliza 23 pacientes internados, sendo 12 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em leitos de isolamento. Outros 44 estão em isolamento domiciliar.
No caso de Fernando de Noronha, todas as pessoas que tiveram contato com o primeiro homem que testou positivo para a Covid-19 foram colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes.
Os 87 casos registrados no estado estão distribuídos em 11 cidades, mas também há pacientes que passaram por Pernambuco, mas moram em outros estados e países.
Veja quais são as cidades pernambucanas com casos confirmados
- Recife
- Jaboatão dos Guararapes
- Olinda
- Camaragibe
- São Lourenço da Mata
- Palmares
- Belo Jardim
- Caruaru
- Petrolina
- Ipubi
- Goiana
- Fernando de Noronha
Aumento na testagem
O governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (31), uma parceria o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) para ampliar a capacidade de realizar exames para diagnosticar casos do novo coronavírus. A expectativa é de 770 para 2.170 testes por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde.
Os testes são realizados, atualmente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Com a parceria, o governo estadual informou que vai ser possível realizar exames nos profissionais de saúde da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para a doença, além das forças de segurança.
Mortes
- Homem de 85 anos que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Centro do Recife. Ele tinha histórico de diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica
- Homem de 69 anos que morava no Recife. Ele era hipertenso e tinha histórico de viagem para Portugal e Itália
- Turista canadense de 79 anos que estava no navio retido por 14 dias no Porto do Recife
- Homem de 82 anos que morava no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. Ele era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório
- Mulher de 69 anos que estava em hospital privado, no Recife. Ela tinha leucemia
- Homem de 62 anos, morador de Goiana, que estava internado no Hospital dos Servidores, no Recife. Ele tinha diabetes e hipertensão