Em um áudio encaminhado à reportagem do Blog do Jordan Bezerra, nesta quinta-feira (30), o coronel Saulo Laurentino, que está à frente da operação de combate ao rompimento da Barragem Pedra Lisa, em Imaculada, reforçou as ações conjuntas para evitar uma possível tragédia na cidade de Olho d’Água, pois, caso o reservatório venha a romper, em menos de 3h30min a água chegaria ao município, atingindo algumas residências, numa altura de até 1 metro de água.
O coronel Saulo Laurentino está comandando a operação, como representante do Corpo de Bombeiros da 3ª regional. Ele reafirmou a permanência do monitoramento e dos esforços para conter o rompimento da barragem e para a manutenção da segurança da população de Olho d’água.
“Toda a estrutura montada pelo Corpo de Bombeiros continua ativa como foi dito anteriormente. Nós só desmobilizaremos quando houver a certeza de que não exista mais riscos, afirmados pelos órgãos competentes. Até lá, nossa prontidão é de força máxima, com três células ativas, com monitoramento e ponto de apoio para as equipes, e o nosso poder de resposta vindo do quartel temporário montado em Olho D’água”,
Saulo explicou como será a operação para tentar esvaziar a Barragem Pedra Lisa. De acordo com o coronel, uma empresa foi chamada para fazer o serviço e o governo do estado já encaminhou umas tubulações que serão utilizadas.
“Sobre o trabalho que está sendo realizado na Barragem Pedra Lisa, uma empresa iniciou o trabalho e começou a receber, na noite de ontem e manhã de hoje, todo o material que está vindo da Capital do estado. A empresa iniciou um trabalho de montagem do encanamento que irá esvaziar a Barragem. Acredito que amanhã toda essa estrutura será finalizada para iniciar o esvaziamento. São cerca de 120 canos que irão transportar a água do reservatório”, explicou coronel Saulo.
A Barragem Pedra Lisa está sendo monitorada de perto desde a tarde da última segunda-feira, dia 27 de abril, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para um possível rompimento do reservatório, mas era apenas risco de romper. Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros de Patos e região, Defesa Civil, AESA, DER e órgãos afins estão unidos para tentar salvar a Barragem e evitar um possível desastre com a cidade de Olho d’Água.
Ouça o áudio do coronel Saulo abaixo: