Compartilhe!

Para comemorar os 10 anos do projeto Flora do Brasil 2020, O Jardim Botânico do Rio de Janeiro criou um mosaico de imagens contendo fotos dos 906 pesquisadores em botânica que empenham seus esforços de trabalho para construir a Flora do Brasil. A lista de espécies da Flora do Brasil foi lançada em 21 de maio de 2010. O mosaico foi criado usando as imagens de Martius e o Mapa que ele durante sua expedição pelo Brasil no século 19.

“Mosaicos de fotos homenageiam aqueles que estão trabalhando para o conhecimento e a conservação da riqueza florística do país”

“Coordenado pelo JBRJ, o projeto envolveu cerca de 400 pesquisadores do Brasil e do exterior, chegando formalmente ao fim com a publicação, em 2015, de cinco artigos e suas respectivas bases de dados.

Mas, desse trabalho, originou-se uma continuação mais ambiciosa: a publicação, até o final de 2020, dos dados e descrições de todas as espécies de plantas conhecidas do país – a Flora do Brasil On-line 2020. Para isso, o sistema da Lista foi integrado com o sistema do programa Reflora, que já digitalizou cerca de 3,7 milhões de amostras de plantas de acervos de herbários nacionais e estrangeiros.

Atualmente são 906 pesquisadores de 200 instituições trabalhando na plataforma da Flora do Brasil e quase 48 mil espécies de plantas, fungos e algas catalogadas, entre nativas naturalizadas e cultivadas”.

Entre os nomes destacados constam o do biólogo patoense  Emanoel Messias, formado pela UFCG campus Patos e que desenvolve pesquisas e estudos no semiárido nordestino. “É muito importante e gratificante para minha carreira acadêmica e profissional participar de um projeto tão grandioso reconhecido mundialmente, disse Emanoel Messias”.

Veja mais:

Biólogo de Patos trabalha com resgate da caatinga e registra a beleza dos mulungus em Sousa

Folha Patoense – folhapatoense@fmail.com

Deixe seu comentário