Foto: arquivo ;
Compartilhe!
download 1
Com os netos (arquivo).

Maria Madalena da Conceição (Dona Madalena) nasceu no dia 31 de maio de 1913 no então distrito de Malta, à época pertencente ao município de Pombal. Fez 107 anos de idade.

Sua família estabeleceu-se no sítio Poldrinho, em Condado, onde ainda hoje possui uma pequena propriedade de herança.

Dona Madalena atualmente mora na Rua Luiz José, 790, no Bairro Jardim Lacerda, em Patos, sob os cuidados de cinco filhas na mesma casa.

É viúva do senhor Joaquim Maravilha de Assis. O casal teve 13 filhos. Hoje são 10 filhos em vida sendo seis mulheres e quatro homens. São 20 netos, 30 bisnetos e 08 tetranetos.

hh 1
Comemoração do centenário com a família (arquivo)

Além da fé, o amor e o cuidado de seus familiares, completam o segredo e a receita da sua extraordinária longevidade.Dona Madalena é Cristã Católica e sempre teve na fé um dos seus principais alimentos. Chegou a ir a pé com seus pais e irmãos ao Juazeiro do Padre Cícero, pagar promessas e cultuar devoções.

Ela contava muitas histórias da vida: Dos tempos do cangaço, dos revoltosos, das parteiras e rezadeiras; das devoções; dos festejos; dos inúmeros compadres e comadres e afilhados; das farturas nos anos de bom inverno; da solidariedade e da partilha entre as pessoas; das secas enfrentadas; dos retirantes e da luta diária para manter a numerosa família.

Hoje, Dona Madalena perdeu boa parte de sua memória. Tornou-se quase criança novamente. Gosta de ouvir programações religiosas no rádio ou na televisão.

O maior patrimônio de Dona Madalena sempre foi o amor e a generosidade que congrega e une as pessoas e tornam o seres  imortalizados.

José de Anchieta para a Folha Patoense

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário