O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e o secretário de Saúde, Segundo Brito, se reuniram na tarde dessa quarta-feira (17), com os vereadores Jamerson Ferreira e Patrian Júnior, com o presidente da ONG Adota Patos, Rafael Gomes, e ainda com a voluntária Dudu Brandão, para dialogar sobre os problemas envolvendo a superpopulação de animais de rua.
De acordo com o prefeito Nabor Wanderley, a reunião foi proveitosa e importante para traçar um plano de ação conjunta, a ser colocado em prática a partir de abril.
Nabor informou que a gestão municipal vai disponibilizar uma área da antiga escola agrícola para que a ONG Adota Patos possa funcionar numa estrutura mais adequada. Além disso, Nabor garantiu que serão disponibilizados dois médicos veterinários e todos os insumos necessários para a castração de pelo menos 100 animais por mês.
O presidente da ONG Adota Patos, Rafael Gomes, confirmou a parceria com o município, deixando claro que a gestão municipal está aberta para apoiar qualquer iniciativa envolvendo os animais de rua.
Quanto ao projeto de construção do Centro de Zoonoses, Rafael disse que a questão é um pouco mais complexa, mas garantiu que o secretário de Saúde, Segundo Brito, está empenhado na readequação do projeto e na resposta definitiva.
Segundo Brito, secretário de Saúde, acrescentou que, além da logística já mencionada, o município também disponibilizará um veículo para auxiliar no transporte dos animais que serão castrados.
Ainda sobre o projeto do Centro de Zoonoses, Segundo comentou que precisa ser reformulado, tendo em vista que neste momento a cidade de Patos não tem condições de manter um equipamento de abrangência regional.
Os vereadores Jamerson Ferreira e Patrian Júnior, que também militam em favor da causa animal, avaliaram a reunião como positiva diante das proposituras e acordos firmados, e se mostraram confiantes com as estratégias que já estão em andamento a partir de hoje.
Coordecom