Compartilhe!

Não há como mais negar que a melhor saída para diminuição de casos de Covid-19 e o evitar de mortes pela doença é a vacinação da população. Com grande parte da população de Patos-PB já imunizada, o município já colhe frutos bastante positivos. É que a média diária de casos já é a menor desde o mês de março do ano passado, primeiro mês de registro de casos da doença na cidade.

Agora em agosto, a média diária está em 11,78 dos 271 casos registrados até esta segunda-feira (23). A redução da média já é de 60,33% em relação ao mês de julho.

Para se ter uma ideia, a média diária de casos do mês passado ficou em 29,70 dos 921 casos registrados durante os 31 dias.

A diminuição no número de casos em julho em relação a junho foi de 62,59%, e em agosto o recuo na média já é de 43,77% a julho.

Já em relação ao mês de junho a queda é ainda mais acentuada e chega a 85,64% da média registrada naquele mês que foi de 82,06/dia.

No mês de junho foram contabilizados 2.462 casos da doença contra 1.108 casos de 31 dias de maio. Havia-se registrado um aumento de maio para junho de 122,2%.

Junho teve um crescimento exacerbado no número de casos em relação a maio. Enquanto a média diária de casos de maio ficou em 35,74 casos/dia, junho ficou em 82,06 superando a média de março deste ano

que havia sido a maior com 49,29 e 1.528 casos em 31 dias.

Reflexo nas internações

Com esta diminuição, já existe reflexo considerável no número de internações no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, que é referência para casos sintomáticos respiratórios com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Do mês março de 2020 para cá, neste domingo (22) foi a primeira vez que a unidade zerou as internações de pacientes na Enfermaria com a alta dos três últimos pacientes do setor. E nesta segunda-feira (23), de acordo com o censo da manhã, a Enfermaria Covid continuava sem registro de internação. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, ainda há nove pacientes.

Com a alta de três pacientes neste domingo as Enfermarias Covid estão zeradas

Durante este período, segundo informou o médico Pedro Augusto, que está à frente do setor de isolamento Covid no Hospital, 1.475 pacientes que foram internados receberam alta hospitalar.

“Esse novo cenário, embora não nos permita relaxar nas medidas de prevenção, é um alento e um motivo que nos alegra já que é a primeira vez que vivenciamos essa situação desde que começamos a ser referência para casos de Covid, em março do ano passado”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

O Hospital disponibiliza 31 leitos de UTI Covid e mais 34 leitos de Enfermaria no isolamento, sendo 20 deles destinados a pacientes do sexo masculino e os outros 14 para mulheres.

Reflexo no Samu

Em razão do avanço da vacinação contra a Covid-19 e da redução da ocupação de leitos e do número de óbitos pela doença, o SAMU de Patos conseguiu desativar uma ambulância que dava apoio aos casos da Covid, para retornar ao atendimento geral do serviço.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 18.38.38 (1)

“Das três ambulâncias, uma UTI e duas básicas, que há um ano e oito meses estavam dedicadas ao atendimento da covid, uma delas vai ser desativada para voltar ao atendimento normal”, ressaltou o prefeito Nabor Wanderley com entusiasmo.

Nabor ainda pediu que a população continue mantendo os cuidados e garantiu que a gestão municipal continuará atuando de forma eficaz, seja com a vacina, seja com as medidas preventivas, para vencer a batalha contra o vírus.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário