Foto: Ray Santana/TV Contexto
Compartilhe!

Cerca de 20 árvores foram derrubadas na Rua Aguida de Souza, nesta quarta-feira (1°), no Loteamento Geraldo Carvalho, que fica no bairro Morada do Sol, na saída para Santa Terezinha. A equipe de jornalismo da TV Contexto esteve no local e presenciou a derrubada das últimas árvores.

Segundo informações repassadas pela própria equipe que realizou a remoção das plantas, houve a autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos para a ação.

As árvores, do tipo Nim (Azadirachta indica), foram removidas para dar continuidade ao projeto de pavimentação das ruas. No projeto, o espaço ocupado pelas árvores dá lugar a calçadas e rampas de acessibilidade. Segundo à secretária, as plantas iriam impedir a passagem dos pedestres.

Para a continuidade dele junto à Caixa Econômica, que financia o projeto, seria necessária a remoção, uma vez que existe a necessidade da conformidade da execução da obra com o que foi aprovado no projeto, para a liberação dos recursos, segundo justificou a secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, à TV Contexto.

“O projeto foi financiado pela Caixa, e ele tem que seguir os critérios que a Caixa exige. Um dos critérios exigidos é a calçada de acessibilidade. Nessa calçada de acessibilidade, tem que ser feita, existe um tamanho padrão para que ela seja executada. E é uma exigência, se não tiver a calçada, não existe verba para pavimentação”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, um novo projeto de arborização com espécies nativas será desenvolvido pela secretaria. Manoella afirmou que, para cada árvore removida, outras três devem ser plantadas.

Fala da secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues:

Ray Santana – TV Contexto

Fotos: Ray Santana

Deixe seu comentário