A equipe do Hospital do Bem que deu suporte para realização dos procedimentos no sábado e domingo
Compartilhe!

O segundo mutirão do Programa Opera Paraíba em Patos realizou 182 cirurgias de Catarata neste final de semana, no Hospital do Bem. No sábado, primeiro dia da ação, foram realizados 90 procedimentos e no domingo, mais 92 cirurgias. A estimativa inicial era realizar 400 cirurgias, mas, no primeiro dia houve 10 faltas e no segundo outros oito pacientes que estavam agendados não compareceram para realizar a operação. O mutirão segue nesta segunda-feira (22) e será encerrado amanhã. A expectativa é que mais 200 pessoas sejam beneficiadas, sendo 100 hoje e outras cem amanhã. Nesta etapa foram ofertadas 400 cirurgias em Patos.

Os pacientes são de 24 municípios da 6ª Região de Saúde do Estado e são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, sob a supervisão da 6ª Gerência de Saúde. Além do procedimento cirúrgico, os pacientes também estão fazendo exames de Ceratometria, Biometria e Fundoscopia. Os oftalmologistas Sidney Toscano, Manoel Frazão e Daniel Medeiros são os responsáveis pelos procedimentos deste mutirão que contam com total apoio da equipe do Hospital do Bem que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, comemora mais essa ação que incluiu o Hospital de Patos no Programa Opera Paraíba. “É muito gratificante integrar esse grupo de unidades que estão inseridas no Opera Paraíba e poder dar nossa contribuição e ajudar paraibanos que esperavam por uma cirurgia eletiva a terem uma melhor qualidade de vida e visão é uma questão primordial neste aspecto”, disse o diretor, lembrando que a ação não interferiu no dia a dia do Hospital do Bem, que continua sua rotina de atendimento aos pacientes oncológicos.

Nestes quatro dias de mutirão estão sendo beneficiados pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana. O Programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano.

A responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, também comemora o sucesso desta segunda etapa do ‘Opera Paraíba’ em Patos. “Está tudo correndo dentro das expectativas. Tivemos um número muito reduzido de faltosos. Foram 10 no primeiro dia e oito no segundo e os procedimentos estão acontecendo sem nenhuma intercorrência”, disse Liliane.

Assessoria

Deixe seu comentário