Compartilhe!

O surto de coceira na população do Grande Recife acendeu o sinal amarelo para os estados vizinhos como a Paraíba, que já emitiu um alerta, nesta quinta-feira (25), para os profissionais da área de saúde do estado notificarem casos suspeitos de coceira. Oficialmente ainda não há registros de casos na Paraíba. No entanto, nas redes sociais há relatos de suspeita em algumas cidades paraibanas.

“Tem um alerta da Secretaria de Estado da Saúde, principalmente voltado para os profissionais de saúde, para a gente notificar se encontrar lesões características para poder eles investigarem se está acontecendo a mesma coisa aqui de fato e tentar ir atrás do diagnóstico”, comentou ao ClickPB, o médico infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernando Chagas.

Ainda de acordo com o especialista, existem mais de 200 casos de coceira em Pernambuco e relatos de que surgiram lesões oleosas na pele no tronco e se espalhando pelos braços e até mesmo em algumas pessoas na perna. Lá no Estado pernambucano, as secretárias de Saúde publicaram uma alerta para os profissionais notificarem os casos.

“Muita coceira que a gente chama de pruriginosa, que a gente chama de dermatite pruriginosa. Derma vem de pele, por isso, dermatologista, o doutor que cuida da pele. Dermatite: pele – derma; tite – inflamação. Uma inflamação da pele pruriginosa significa coceira, que coça muito. Algumas pessoas relataram febre, mas muito pouca, outras dor de cabeça, mas a grande característica é a persistência”, revelou, em conversa com o ClickPB.

Ainda de acordo com o médico, ainda não há registros de casos na Paraíba, mas ressaltou que já recebeu ligações de pacientes seus que relataram coceiras. Segundo ele, pode não estar ligado aos casos de Pernambuco e ser uma escabiose comum, mas destacou a necessidade de avaliar o paciente e caso necessário, notificar.

Aline Martins – ClickPB

Deixe seu comentário