Um vídeo que circula nas redes sociais mostra botijões de gás sendo arrastados por uma enxurrada em Itabuna, no sul da Bahia. A cidade é uma das castigadas por fortes chuvas que vêm atingindo o estado.
Em nota publicada no sábado (25), a prefeitura de Itabuna afirma que o volume dos rios vem subindo após chuvas que já duram 45 dias. Às 18h do dia de Natal, o balanço era de que 375 casas haviam sido invadidas por enchentes.
Mais municípios atingidos
Também no sábado (25), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que pelo menos 19 cidades baianas foram atingidas pelas chuvas; 66 municípios continuam em estado de emergência.
“A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas”, disse o governador.
Balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) na tarde de ontem contabilizava 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. No total, segundo o órgão, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas; 286 ficaram feridas.
Peixes em aeroporto
Em Ilhéus, que fica a 30 quilômetros de Itabuna, peixes foram vistos na pista do aeroporto depois que o rio Cachoeira, que corta a cidade, transbordou.
A concessionária que administra o aeroporto de Ilhéus informou que a alta no níveo do rio fez com que os peixes buscassem abrigo no sistema de drenagem do local.
As chuvas que caíram em Ilhéus deixaram o Aeroporto de Ilhéus interditado.
Calamidade após ciclone
Na metade de dezembro, o governo da Bahia decretou estado de calamidade em 24 municípios após a formação de um ciclone extratropical. Imagens aéreas mostraram municípios como Jucuruçu, Nova Alegria e Itamaraju completamente inundados.
Veja vídeo:
Vídeo: reprodução